Há três dias integrando a comitiva que está visitando as cidades e áreas mais afetadas pelas enchentes no sul da Bahia, a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Rebekka Reischmann, expressa as suas impressões da realidade que viu após as chuvas.
“Depois das primeiras visitas a Ilhéus e Itabuna realmente a gente percebe, mesmo depois de ter visto as imagens na televisão, toda a destruição causada pela água. Realmente é uma situação dramática, muito séria e preocupante”, afirmou.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A especialista comenta ter visto muitas casas destruídas e ruas inteiras que não têm mais nada. “Trata-se de uma situação muito séria, a gente precisa realmente juntar todas as forças disponíveis para garantir que estas casas e a vida destas milhares de famílias possa ser reconstruída o quanto antes”, conta.
De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.
O especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, também integra a comitiva que está visitando a região afetada pelas chuvas desde o dia 3 de janeiro. Também integram a comitiva membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira e do Unicef Brasil. A agenda se estende até o dia 8 à região impactada pelas chuvas no Sul da Bahia.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.