O plano de habitação é prioridade da Prefeitura de Ilhéus para garantir assistência efetiva às famílias desalojadas após as fortes chuvas que atingiram a cidade. Conforme a administração municipal, a política habitacional consiste na construção de casas populares em áreas seguras, por meio de convênio a ser firmado com o Governo da Bahia para subsidiar as ações de infraestrutura e o projeto de moradia social.
Além do acolhimento em abrigos institucionalizados e entrega de alimentos, roupas e demais itens de necessidade básica, o Município segue realizando cadastramento no sistema estadual Jus CAD para formalizar, avaliar e validar as informações sobre as casas e famílias afetadas.
A Prefeitura ressalta que definiu cronograma de ações com vistas a acelerar o processo. Inicialmente, as equipes ficaram incumbidas de atender às ocorrências, vistoriar as casas e prover abrigo para os munícipes. Já nas primeiras semanas de janeiro, o trabalho multidisciplinar seguiu com realização de cadastros e levantamento das áreas mais críticas, localizadas em comunidades ribeirinhas.
A Prefeitura explica que estabeleceu metas para solucionar os problemas e dar resposta célere à população. De acordo com o Executivo municipal, o relatório de avaria em decorrência das enchentes constatou situação de emergência em diversas localidades da cidade. Os imóveis periciados estão em ruínas ou parcialmente destruídos.
Convênio com o Estado – A Prefeitura está mapeando terrenos disponíveis no município e os projetos referentes à construção das habitações populares estão sendo elaborados com apoio do Governo da Bahia. O estudo técnico, que inclui levantamento topográfico e planta de localização, está previsto para ser concluído ainda nesta semana e deverá ser apresentado ao ente estadual para efetividade do convênio.
A gestão municipal reitera que, mesmo com todas as dificuldades, presta assistência a todas as pessoas afetadas pelos temporais. O projeto de habitação popular é uma das soluções encontradas para minimizar os danos e trazer esperança para quem perdeu tudo. Os agentes públicos têm se dedicado para auxiliar as famílias e ofertar moradias com estrutura digna e longe de áreas de risco.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.