Estão abertas as inscrições para a 2ª etapa dos cursos de Qualificação Profissional do Programa Educar Para Trabalhar, do Governo do Estado da Bahia. O SENAI BAHIA, parceiro da iniciativa, está com quase 90 mil vagas para cursos profissionalizantes, todos 100% EaD. Deste total, 26.400 vagas são para 14 opções de cursos, que têm início previsto para o dia 08 de novembro. As demais são para fevereiro de 2022. As inscrições estão sendo feitas até dia 19/10, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do site educarparatrabalhar.educacao.ba.gov.br.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
É importante destacar que os candidatos interessados nos cursos EAD do SENAI deverão selecionar, para efeito de inscrição, o turno noturno, porém o aluno faz seu próprio horário de estudos, podendo estudar pela manhã, tarde ou noite.
Os cursos serão oferecidos por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), uma plataforma onde o aluno vai acessar o material didático e, também, comunicar-se com o tutor de sua turma, que vai orientar e tirar dúvidas do estudante. Após a conclusão, os participantes aprovados vão receber certificado do SENAI BAHIA.
O programa contempla alunos matriculados regularmente no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino no ano letivo de 2020/2021 e egressos da Educação Profissional e Tecnológica da Rede Pública Estadual de Ensino, que tenham concluído os estudos no período de 2016 a 2020.
Os cursos oferecidos pelo SENAI no âmbito do Programa são: Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Laboratório de Microbiologia, Confeiteiro, Controlador e Programador de Produção, Desenhista da Construção Civil, Desenhista de Móveis, Desenhista de Produtos Gráficos WEB, Desenhista Mecânico, Inspetor de Qualidade, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Montador e Reparador de Microcomputadores, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Operador de Processamento de Grãos e Cereais, Operador de Processos Químicos Industriais, Operador em Petróleo e Gás, Operador de Tratamento de Águas e Efluentes e Padeiro.
O SENAI é um dos parceiros do Programa Educar Para Trabalhar, cujo objetivo é preparar jovens para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de inserção nos setores da Indústria e de serviços.
Ação governamental – O Programa Educar para Trabalhar visa elevar a escolaridade e a formação profissional, a partir da realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), conforme eixo tecnológico e área específica da formação, e oportunizar cursos de qualificação profissional, voltados às ações e políticas socioeducacionais do Estado.
Confira o cronograma da 2ª Etapa do Programa Educar para Trabalhar:
Período de Inscrição: 04 à 19/10/2021
Sorteio eletrônico: 20/10/2021
Recurso: 21/10/2021 a 22/10/2021
Resultado: 23/10/2021
Período de matrícula: 24/10/2021 a 07/11/2021
Início das aulas – 1ª Entrada 08/11/2021
Início das aulas – 2ª Entrada 07/02/2022
SERVIÇO:
O que: Inscrições para cursos profissionalizantes do Programa Educar para Trabalhar
Quando: Inscrições até o dia 19 de outubro, pela internet, no site educarparatrabalhar.educacao.ba.gov.br.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.