12 de dezembro de 2024

Desde o último fim de semana, circula nas redes sociais, um vídeo em que o Policial Rodoviário Federal Vinícius Alcântara conta a história da Barraca da Confiança. A repercussão tem sido grande, pois apenas no Facebook já são mais de 2,2 milhões de visualizações além das outras plataformas digitais.

O vídeo mostra o comércio da agricultora IRAILDES OLIVEIRA que apostou na honestidade e montou uma barraca de produtos na BR 101 entre Itabuna e Buerarema. Os clientes podem pegar o produto que deseja pagar e seguir viagem.

Vídeo: 


 

Uma barraquinha simples, mas rica em ensinamentos, funcionando no estilo pegue e pague. Estão à venda: frutas, mudas de plantas, polpa de fruta, caldo de cana, farinha, tudo tem seu preço bem visível para facilitar a compra. O cliente olha, escolhe e deixa o dinheiro numa caixinha.

A equipe policial estava fazendo ronda de rotina na BR, quando avistaram um veículo ali nas proximidades que talvez precisasse de ajuda, após a abordagem descobriu-se que aquela família em verdade estava comprando mercadorias naquele espaço.  Vinícius Alcântara que também é Vereador em Ilhéus, gravou o vídeo, bem curto, de pouco mais de 1 minuto, postou e então ele correu o mundo, que chamou a atenção pois a barraca não tem vendedor.

No final do plantão de 24 horas, retornando para casa, a equipe policial encontrou Dona Iraildes que demonstra uma simpatia absoluta e uma fé extrema na humanidade.

Dona Iraildes está famosa, tendo concedido diversas entrevistas para a televisão, é um reconhecimento pelo seu trabalho como agricultora familiar e comerciante que inovou de forma tão criativa.

Vinícius ressalta: “A Iniciativa é muito mais do que uma questão comercial ou de mercado, ela espalha o sentimento de esperança, de confiança e de que as relações humanas podem ser muito melhores do que são.”

A dona da barraca vive na propriedade rural que fica situada nas margens da BR 101, bem próxima ao espaço. Iraildes cultiva a terra, planta, colhe e conta com ajuda dos irmãos.

No início, a ideia partiu do seu filho Erivelton, que estimulou a mãe a montar o negócio e caso houvesse desonestidade eles iriam desistir. Contudo nesses meses não houve prejuízo, os clientes respeitam a proposta e após o sucesso do vídeo, as vendas só aumentaram.

Informações: Gabinete Sustentável de Ilhéus

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *