Nota de Pesar – Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia

 

Os reitores das Universidades Estaduais da Bahia – Uefs, Uesb, Uneb e Uesc – expressam seu pesar pelo falecimento do Prof. Dr. Adeum Hilário Sauer, ocorrido na noite de ontem, 18 de setembro.

Nascido no Rio Grande do Sul mas radicado na Bahia há cerca de quatro décadas, com formação em Filosofia e em Direito, Adeum Sauer foi pesquisador vinculado à Ceplac/Ilhéus (Comissão Executiva do Plano Lavoura Cacaueira) e à extinta Fespi (Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna). Após a criação da Universidade Estadual de Santa Cruz, foi seu primeiro Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e desenvolveu pesquisas em nível de pós-graduação na área de Sociologia e Política, na Alemanha, durante a década de 1990.

Como gestor educacional, Adeum Sauer foi Secretário Municipal de Educação de Itabuna, Presidente Nacional da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Secretário de Educação do Estado da Bahia (2007-2009) e membro do Conselho Nacional de Educação.

Adeum Sauer foi professor e gestor em um contexto histórico marcado pela afirmação da educação como direito social e dever do Estado, tal como estabelecido na Constituição Federal de 1988, e atuou em diferentes ambientes – acadêmicos, políticos e institucionais; nacionais, estaduais e nacionais – sempre orientado pelo compromisso de transformar em realidade a prioridade da educação estabelecida em nossa legislação.

Diante desta perda, o Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais da Bahia expressa seus lamentos, se solidariza com seus familiares e amigos e rende homenagens a Adeum Hilário Sauer por sua trajetória de pesquisador, professor e gestor educacional da Bahia.

Ilhéus, 19 de setembro de 2021 

Alessandro Fernandes de Santana

Presidente do Fórum dos Reitores

Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc 

Evandro do Nascimento Silva

Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs

José Bites de Carvalho

Reitor da Universidade do Estado da Bahia – Uneb

Luiz Otávio de Magalhães

Reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2021/09/nota-de-pesar-forum-de-reitores-das-universidades-estaduais-da-bahia.html

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.