A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) está monitorando movimentação de policiais para atos marcados para o dia 7 de setembro. Análises de especialistas apontam para a possibilidade de um eventual golpe do presidente Jair Bolsonaro com apoio das Polícias Militares. Um levantamento realizado pela reportagem do Estadão revelou que PMs impulsionam os atos públicos marcados para setembro com pautas bolsonaristas, a exemplo de críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também a outras autoridades.
Alinhado com o governador Rui Costa (PT), o secretário da SSP-BA, Ricardo Mandarino, diz não acreditar que as Polícias Militares do Brasil estejam articuladas para dar um golpe, mas que ainda assim a pasta tem monitorado.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Infelizmente nós temos um presidente arruaceiro e quando você tem uma pessoa totalmente irresponsável e que promove arruaça fica fácil de conseguir adeptos”, analisou Mandarino em entrevista ao programa Isso é Bahia, da rádio A Tarde FM 103,9, nesta quarta-feira (25).
A análise do titular da SSP-BA é de que poderá haver “arruaça e quebra-quebra”, mas ainda assim ele não acredita esse movimento vá resultar num golpe militar ou no fim da democracia. Mandarino sinalizou que é democrático a realização de manifestações, mas que a Secretaria de Segurança estará atenta a atos de violência e depredação de patrimônio público e privado.
Na terça-feira (24) o governador da Bahia também afirmou que não acredita, “em nenhuma hipótese”, que as instituições “se metam numa aventura dessa”, ao falar sobre a hipótese de golpe. A avaliação do gestor é de que “o Brasil não é e não vai virar Afeganistão”. [Bahia Noticias]
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.