No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Prefeitura de Ilhéus lembrou a importância do trabalho prestado na rede de proteção social do município, destacando as ações desenvolvidas diariamente pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e pelo Serviço de Abordagem Social. As atividades são vinculadas à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, com foco na reinserção comunitária e no resgate de vínculos familiares.
“É uma preocupação do prefeito Mário Alexandre atender com dignidade os públicos em situação de vulnerabilidade e risco social e fazer com que essas pessoas invisíveis para quase toda sociedade sejam ouvidas e tenham seus direitos básicos adquiridos. Muitos passam por depressão e o nosso trabalho é fundamental para o acolhimento e retorno dessas pessoas ao convívio social”, ressaltou Rubenilton Silva, titular da pasta.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A equipe é composta por assistente social e psicólogo, responsáveis por mapear a população, apresentar o serviço e inseri-la na rede de proteção social. No Centro Pop, o cidadão tem acesso a atendimento psicossocial, oficinas e atividades de convívio e socialização. O espaço oferece refeição, ambiente para higiene pessoal, lavagem e secagem de roupas, além de assistência dentária e em saúde, com consultas e exames e encaminhamento para emissão da documentação civil básica.
Centro Pop
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 95% da população assistida recebeu o imunizante contra a Covid-19, visto que o grupo está mais suscetível à contaminação. Os outros 5% se recusaram a tomar a vacina. A coordenação do Serviço de Abordagem explica que a dependência química é uma das principais causas de rompimento de vínculos e da saída de casa, seguida de depressão, transtorno de ansiedade, desemprego e problemas financeiros.
O Centro Pop de Ilhéus funciona na Avenida Candeias – Conquista, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.