Após seis meses do início da vacinação contra a Covid-19, Ilhéus começou a apresentar redução progressiva no percentual de internações e índice de casos e mortes em decorrência da doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), houve diminuição de aproximadamente 1.500 atendimentos no Centro Covid-19, comparando junho e julho deste ano.
Referência na região sul da Bahia, a unidade prestou 3.146 atendimentos no mês passado, com registro de 51 óbitos e média diária de 26 pacientes internados na UTI. Já em julho, o número de atendimentos caiu para 1.865, com média de internação diária de 23 pacientes e 26 óbitos, contabilizados até esta quinta-feira (29).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Além das medidas restritivas adotadas pela Prefeitura para conter a disseminação do vírus, a estratégia de vacinação estruturada contribuiu significativamente para manter a tendência de queda. Embora o cenário apresente certa estabilidade, a Sesau alerta que a pandemia não acabou.
O prefeito Mário Alexandre reiterou que a colaboração da população continua sendo decisiva para frear o ritmo de transmissão do vírus. “Todas as medidas adotadas são necessárias para que a gente consiga manter a taxa de contaminação baixa e prestar uma assistência adequada. É fundamental que a população continue seguindo todas as medidas, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”.
A Sesau também chama atenção para a importância da segunda dose contra a Covid-19. De acordo com o órgão, as duas aplicações são importantes para fortalecer o sistema imunológico e garantir a eficácia da vacina. Ao tomar a segunda dose no intervalo recomendado pelo fabricante, a pessoa tem menos chances de se infectar e o efeito do imunizante torna-se mais duradouro.
O último boletim epidemiológico divulgado ontem contabiliza 19.279 pessoas curadas e 116 infectadas pela Covid-19. Dos 81 leitos de UTI habilitados, 22 estão ocupados com pacientes de Ilhéus e 22 abrigam pacientes oriundos de outras cidades baianas. Os dados são informados diariamente pela Sesau.
![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20231217_102428-scaled.jpg)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.