Indígenas da tribo tupinambá interditaram um trecho da BA-001, entre Ilhéus e Olivença, no Litoral Sul, na manhã desta quarta-feira (30). O grupo protesta contra a votação do Projeto de Lei 490, que transfere a competência da demarcação de terras. Segundo a Polícia Militar, via G1, os manifestantes bloquearam os dois trechos da via.
A ação faz parte de uma série de atos em todo país e que reúne várias etnias. Atualmente, a demarcação das terras é feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Em caso de o PL ser aprovado, a autonomia ficará em poder do Congresso Nacional. No protesto, os indígenas pedem revisão das demarcações.
O último protesto na Bahia ocorreu na segunda-feira (28). Índios da tribo Hãe-Hãe-Hãe, de Itaju do Colônia, na mesma região, bloquearam um trecho da BR-415. Antes, no dia 17 de junho, índios da mesma tribo ocuparam, em protesto contra o PL, a sede Fundação Nacional do Índio (Funai), em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.