O ex-comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Bandeira, faleceu nesta terça-feira (29), vítima da Covid-19.

Leonardo Gomes Bandeira, nasceu em 30 de Setembro de 1968, ilheense, filho de José Oládio Gomes e Dona Enilda Maria Gomes. Possui 13 irmãos. Casado há mais de 30 anos com Joilma Cristina (Atendente de Enfermagem), pai de Jirlane e Leonardo. Comandante Leonardo cursou o segundo grau no antigo CIERG. Fez curso de Monitor de Segurança Química, foi  supervisor de Área quando laborou por 05 anos como Agente de Combate à Endemias. Prestou concurso para Guarda Municipal de Ilhéus no ano 2007, vindo assumir o cargo de Guarda Civil Municipal em 2009. Técnico em Segurança Pública (convênio SENASP/PMI/PROSEM). Possuía curso de Segurança de Autoridades, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Curso Básico de Explosivistas, Curso Avançado de Pistola/Porte Velado, Curso de Comando de Guardas Municipais.

Desempenhou na corporação as funções de Motorista de Viatura, Inspetor e Comandante da Guarda do Palácio Paranaguá (2013/2014). Em 2017, concorreu a 1ª eleição da Guarda Municipal, sagrando-se vitorioso com certa de 76% dos votos válidos, tornando-se assim o primeiro Comandante eleito e empossado da Guarda Civil Municipal de Ilhéus.

Deixou conquistas e melhorias da GCM nos últimos anos, onde se destacam a aquisição de viaturas padronizadas; estruturação do comando da guarda; criação do auxílio fardamento; valorização salarial com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários; aquisições de bicicletas de última geração e equipamentos de proteção individual como capacetes, bastões e coletes; repaginada nos locais e acomodações da GCM com condições adequadas de trabalho; e criação do primeiro centro de monitoramento eletrônico da Prefeitura.

No quesito projetos, as ações foram muitas com o Núcleo Assistencial, Projeto de jiu-jitsu “Também Educa” e a Escola Segura, uma iniciativa em parceria inédita com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que realizou doações de notebook, data show, violões, bateria, caixa amplificada e microfone sem fio para uso dos assistidos no projeto.

Além do MPT, a GCM também contou com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, e a importante cooperação técnica com a Polícia Federal.

Recebeu três homenagens da Câmara de Vereadores ao longo dos últimos 4 anos em razão de uma gestão bem sucedida, marcada pela estruturação da GCM e valorização de pessoal.

Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos, que Deus lhe dê a graça do descanso eterno, é o que deseja este seu amigo.

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *