O ex-comandante da Guarda Civil Municipal, Leonardo Bandeira, faleceu nesta terça-feira (29), vítima da Covid-19.
Leonardo Gomes Bandeira, nasceu em 30 de Setembro de 1968, ilheense, filho de José Oládio Gomes e Dona Enilda Maria Gomes. Possui 13 irmãos. Casado há mais de 30 anos com Joilma Cristina (Atendente de Enfermagem), pai de Jirlane e Leonardo. Comandante Leonardo cursou o segundo grau no antigo CIERG. Fez curso de Monitor de Segurança Química, foi supervisor de Área quando laborou por 05 anos como Agente de Combate à Endemias. Prestou concurso para Guarda Municipal de Ilhéus no ano 2007, vindo assumir o cargo de Guarda Civil Municipal em 2009. Técnico em Segurança Pública (convênio SENASP/PMI/PROSEM). Possuía curso de Segurança de Autoridades, ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), Curso Básico de Explosivistas, Curso Avançado de Pistola/Porte Velado, Curso de Comando de Guardas Municipais.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Desempenhou na corporação as funções de Motorista de Viatura, Inspetor e Comandante da Guarda do Palácio Paranaguá (2013/2014). Em 2017, concorreu a 1ª eleição da Guarda Municipal, sagrando-se vitorioso com certa de 76% dos votos válidos, tornando-se assim o primeiro Comandante eleito e empossado da Guarda Civil Municipal de Ilhéus.
Deixou conquistas e melhorias da GCM nos últimos anos, onde se destacam a aquisição de viaturas padronizadas; estruturação do comando da guarda; criação do auxílio fardamento; valorização salarial com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários; aquisições de bicicletas de última geração e equipamentos de proteção individual como capacetes, bastões e coletes; repaginada nos locais e acomodações da GCM com condições adequadas de trabalho; e criação do primeiro centro de monitoramento eletrônico da Prefeitura.
No quesito projetos, as ações foram muitas com o Núcleo Assistencial, Projeto de jiu-jitsu “Também Educa” e a Escola Segura, uma iniciativa em parceria inédita com o Ministério Público do Trabalho (MPT) que realizou doações de notebook, data show, violões, bateria, caixa amplificada e microfone sem fio para uso dos assistidos no projeto.
Além do MPT, a GCM também contou com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, e a importante cooperação técnica com a Polícia Federal.
Recebeu três homenagens da Câmara de Vereadores ao longo dos últimos 4 anos em razão de uma gestão bem sucedida, marcada pela estruturação da GCM e valorização de pessoal.
Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos, que Deus lhe dê a graça do descanso eterno, é o que deseja este seu amigo.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.