Brasileiros de Norte a Sul do país se impressionaram com uma fileira de pontos luminosos no céu nesta quarta-feira (19/5). O fenômeno já havia sido observado nos primeiros dias de maio, o que despertou curiosidade e até mesmo espanto em pessoas que jamais imaginavam do que a imagem se tratava.
As luzes eram, na verdade, satélites da empresa Space X, lançados ao espaço com o objetivo de fornecer rede de internet para regiões que possuem fraca conectividade por banda larga.
No Brasil, a empresa já oferece reserva de assinaturas, mas ainda não está operando de fato.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os pontos luminosos apareceram no céu em Uberaba, em Curitiba e em Ilhéus-BA.
Elas já haviam sido vistas nas cidades mineiras de São Vicente de Minas, Alfenas, São Gonçalo do Sapucaí, Poços de Caldas, Campanha, São José do Alegre, Nepomuceno, Monsenhor Paulo e Monte Santo de Minas, conforme relatos de moradores.
Um internauta brincou com o fato nesta quarta-feira: “Alguém aí viu umas luzes no céu? Ou foi só a minha família que está bêbada?”, perguntou.
“Falem para mim que não fui só eu quem vi esse monte de luzes em linha reta no céu 5 minutos atrás?!?!”, questionou outro.
Não foi a primeira vez que os satélites foram vistos a olho nu. Desde a primeira ‘constelação’ de 60 satélites, em maio de 2019, há relatos ao redor do mundo sobre o “trem de luzes” no céu.
Ou alguém aí viu umas luzes no céu?
Ou foi só a minha família que ta bêbada?— Jonas Gomes (@jonasgomes4) May 19, 2021
EU VI LUZES NO CÉU ANDANDO EM LINHA RETA AQUI EM UBERABA pic.twitter.com/K2d7B20VtU
— julia perigosa (@violetsforlizzy) May 19, 2021
https://twitter.com/highham22/status/1395134773044068352?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1395134773044068352%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.em.com.br%2Fapp%2Fnoticia%2Fnacional%2F2021%2F05%2F19%2Finterna_nacional1268339%2Ffila-de-satelites-aparece-no-ceu-e-deixa-brasileiros-curiosos-veja.shtml
Eu tô muito Loka ou acabou de passar várias luzes andando em fileiras no céu
— Thaiis (@ThaisAvizu) May 19, 2021
Informações da EM
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.