Uma capacitação para os guias de turismo local, patrimônio e museus, de Ilhéus, será promovida pela Agência para o Desenvolvimento Regional, a Agência Oikos, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da parceria entre a secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo, e a superintendência de Turismo da secretara municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Secult). A capacitação, em Educação Patrimonial e o papel dos Museus locais como instrumentos importantes para difusão cultural e apoio aos turistas, terá o primeiro encontro presencial no dia 10 de maio e conclusão no dia 21 de junho. O regulamento do curso pode ser acessado no link https://bit.ly/3tk3kHT e as inscrições podem ser feitas no endereço https://forms.gle/obyCkXy4FSAWX6TB7 ou, presencialmente, na Secult e no Museu da Capitania de Ilhéus.

Além da capacitação, serão promovidos debates sobre a área de atuação dos guias e o turismo na cidade de Ilhéus; a inclusão de uma perspectiva patrimonial e histórica nos guiamentos; e o papel dos guias como agentes de salvaguarda do patrimônio e difusão cultural.

Na parte prática da formação, os guias vão poder aplicar o aprendizado com a produção de vídeos de roteiros, nos quais, a Agência Oikos reservou cinco opções: o roteiro a Capitania, que engloba, por exemplo, a formação da cidade de Ilhéus, o Outeiro, os fortins, Igrejas dentre outros; o roteiro do cacau; o roteiro dos rios, como os de Juerana, Sambaituba e Aritaguá; o roteiro dos Jesuítas/Índios, com a abordagem histórica da vinda dos carijós, a plantação de açúcar e as Igrejas; e o roteiro da Estrada de Ferro, próxima ao Rio do Braço e Sambaituba. Os vídeos serão apresentados ao final do curso e os três melhores serão premiados com valores que variam entre quinhentos e cinquenta reais a mil reais.

O cronograma está organizado com a realização do primeiro encontro presencial no dia 10 de maio; e mais três encontros virtuais, sendo o primeiro no dia 17 de maio, o segundo no dia 24 de maio e o terceiro no dia 31 de maio. A apresentação do plano de trabalho está programada para o dia 7 de junho; as gravações dos vídeos de 4 a 15 de junho, e a apresentação da rota final, no dia 21 de junho.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *