Turismo Bahia
Fonte: Pixabay

Alguns dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um crescimento, durante o mês de janeiro, de 3,2% no turismo da Bahia. Um índice importante, e que se repete pelo sexto mês consecutivo. É um sinal de que o setor está em ascensão, principalmente no início de 2021. Após uma forte crise enfrentada no ano passado, o turismo é visto pelo Estado como uma das ferramentas mais importantes para recuperar a economia de toda a região.

Esses números divulgados no início de março não são uma comparação com o ano anterior, mas sim de um mês para o outro. Ou seja, a alta acima dos 3% no turismo da Bahia em janeiro é em relação à movimentação em dezembro. Isso significa que a região aparece entre as seis que mais cresceram no setor, ficando ao lado de estados como o Rio de Janeiro, que teve uma alta de 4,4%, e Santa Catarina, que cresceu 4,3%.

As taxas de crescimento mostram que o brasileiro sente falta de viajar pelo Brasil, principalmente em cidades praianas como Ilhéus. Por conta da crise enfrentada nos últimos meses, a internet se transformou na principal ferramenta de entretenimento. Ela acabou permitindo que as pessoas continuassem a viajar, mas de uma maneira diferente. Alguns museus brasileiros, como o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Museu Afro-Brasileiro, disponibilizaram tours virtuais gratuitos que poderiam ser feitos pelo computador. A ideia era mostrar a atração, mesmo com o turista longe da cidade. Até mesmo os cassinos online, que estão em alta no país, aproveitaram a temática de férias para ganhar novos jogadores. Na lista das melhores slot machines grátis para jogar online, que são interativas e cada vez mais dinâmicas, a temática de praia e natureza aparecem entre as mais populares. É o caso das slots Tropic Reels e Beach, que aparecem com as avaliações mais positivas no site. Essas ferramentas possibilitam que as pessoas possam realizar uma espécie de viagem digital.

Novas iniciativas

Entretanto, a esperança das pessoas, e também dos estados, é que o turismo possa ser aproveitado normalmente nos próximos meses. Os números mostram que o setor está se recuperando lentamente, mas de forma otimista. Ainda utilizando a pesquisa disponibilizada pelo IBGE, é possível realizar uma comparação entre os números de 2020 e 2021. Apesar da queda de 14% no mês de janeiro, a Bahia aparece como o estado que menos perdeu turistas no Brasil.

Isso significa que o turismo na região deve ser o primeiro a regressar com força nos próximos meses. Os governadores do estado sabem desse potencial, e estão investindo para que a estrutura em diferentes cidades continue a crescer. Em Ilhéus, por exemplo, o shopping Jequitibá Ilhéus já ganhou sinal verde para sair do papel. As obras devem começar no mês de junho, com previsão para inaugurar no primeiro semestre de 2023. O investimento de R$ 70 milhões no novo local pretende ampliar a estrutura do turismo na cidade.

Importância do turismo

A preocupação com a volta dos turistas é algo importante para quase todas as cidades da Bahia. Nos anos mais recentes, o turismo ganhou força nas contas do estado e, atualmente, representa mais de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) da região. Ou seja, é um setor que precisa voltar a crescer para ampliar as oportunidades de emprego e também para fazer a economia local continuar a andar de forma positiva.

Entre 2015 e 2018, o turismo apresentou várias taxas de crescimento na Bahia e fez toda a região crescer economicamente. Alguns dados mostram que até mesmo atividades de outras áreas acabam sendo impactadas positivamente, desde os transportes até os correios. Nestes setores em específico, por exemplo, o crescimento nos últimos anos chegou a bater os 5,7% anuais. Alimentação, alojamento, arte e cultura são outras áreas que costumam apresentar números positivos constantemente.

O turismo é um setor de grande importância para a Bahia, principalmente em Ilhéus. Após um 2020 com grande problemas, a expectativa das pessoas no estado é que os números voltem a crescer durante os próximos meses. Alguns dos dados disponibilizados pelo IBGE mostram que a tendência é de alta, e é possível ser otimista com o futuro. Afinal, o turismo é algo de grande importância para quase todos os setores econômicos no Nordeste e nas cidades baianas.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *