Taxistas decidiram em assembleia fazer um movimento histórico para Ilhéus e para o Brasil, contra os prejuízos ocorridos com a chegada dos motoristas de aplicativos, na terça (16) e quarta (17), os taxistas vão fazer uma promoção incrível e histórica, 3 reais para qualquer local da zona urbana da cidade de Ilhéus.
Os taxistas desde o apogeu dos motoristas de aplicativos têm sofrido prejuízos financeiros, uma vez que, os gastos com os impostos diferem dos da categoria de aplicativo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os taxistas pagam renovação de alvará, selo de vistoria, anual da parte do SUTRAM, parte do ibametro e vistoria do taxímetro, tudo com suas devidas taxas. Ainda o taxista deve ser inscrito no INSS ou possuir o MEI (CNPJ), CNH remunerada, Curso de Taxista, dentre outras exigências.
Por outro lado, o motorista de aplicativo é legitimado pela Lei n. 4050, de 02 de dezembro de 2019, e deve possuir Carteira Nacional de Habilitação compatível com a categoria B com EAR – Exercer Atividade remunerada – ou superior; apresentar o veículo devidamente regularizado de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB); apresentar Certidão de Nada Consta Criminal expedida pelo Distribuidor Criminal do estado da Bahia e, se for o caso, também do Estado em que for residente;
Como também, os veículos a serem utilizados pelos motoristas de transporte por aplicativo devem ser licenciados no município de Ilhéus no prazo máximo de 15 meses a partir da data de obtenção do CAA; Os prestadores de serviço de táxi não podem ser impedidos de prestar o Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em Tecnologia.
A expedição do CAA e identificação do veículo por adesivo ou ventosa assim como a renovação do certificado anual de autorização, depende do prévio pagamento da Taxa de Emissão ou da Taxa de Renovação Anual no valor de R$ 99,99.
Ocorre que, o que há segundo os Taxistas, muitos clandestinos, fazendo praticamente lotação sem a devida regularização, logo na ilegalidade.
Assim, os taxistas tendem a chamar à atenção da população Ilheense de uma forma diferente, buscando o apoio para a luta de igualdade da classe.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Boa noite o caso e que muitos Uber e 99 estão fazendo transporte clandestino e a cidade está cheia desses carros e só quem lucra com isso e a localiza e a movida e também tem aqueles que locam 8 a 10 carros e re loca para as pessoas que não tem habilitação .
Assim como os taxistas os motoristas também são pais de família e precisam trabalhar, a culpa da tarifa ser mais baixa não eh deles não.
Os responsáveis pelo aplicativo que sabe o que realmente a população deve pagar, e não ser roubados pelo taxímetro.
Cadê que vão fazer protesto contra lotação??? O que inclusive aqui em ilhéus tem muito taxista fazendo lotação.
Sou motorista de app no rio de janeiro.
Acho que os apps fazem uma tremenda covardia com seus motoristas pq não tem nenhum reajuste de tarifa a 5 anos e praticam os preços bem mais baixos prejudicando também os táxis.. se os motoristas de táxis e os motoristas de app se unissem, a situação poderia ser outra… Pq a culpa não e do motorista de app. E sim do app…
E o que eu tenho a ver com isto??????
Penso que os governantes é quem tem maior parte de culpa por esta situação pois se o povo tem migalhas não reclama do descaso destes governantes para com o transporte público . O táxi sempre será táxi o aplicativo é um “bico ” temporário é que está escravizando o trabalhador que por sua conta fica acreditando que ser motorista de aplicativo é a solução de sua vida. Estes pseudos profissionais do volante estão sim criando uma dívida enorme com cartões de crédito para pagarem locadoras, criando dívida com o governo por não continuar o pagamentos do MEI dentre outras situações. O sol nasce para todos sim mas quando você tenta pegar a parte mais quente ou mais bonita por ganância com o passar do tempo esse sol virá lua negra aí talvez seja tarde para tentar clarear as coisas. Todo pai de família merece ter o seu sustento mas a partir do momento que se sobe em detrimento da queda do outro esse sustento de nada valerá mas aí é o tempo que vai mostrar isto.
Só pra esclarecer o custo de manter um carro de aplicativo e bem mais alto donqie manter p táxi, sem contar que eles te. Até 35% de desconto na compra e inseto de ipv quando vende o carro vende no valor que comprou, taxisista só paga uma taxa mínima pra aferir p taxímetro uma vez por ano e uma taxa pra renovar o alvarar
Manifestação dos taxistas é sim pra chamar atenção das autoridades, sobretudo a Sutram, no sentido coibir o transporte clandestino, pegando a carona pra tal prática os transportes por aplicativo, sejam Uber ou 99 entre outros. Ou seja, Uber ou 99 aproveita da legalidade da Lei para praticar a ilegalidade praticando lotação junto com centenas de outros carros não categorizados, os tradicionais carros de lotação. Um absurdo escancarado diante da SUTRAM fechando os olhos diante da ilegalidade, como sempre fez – só têm olhos pra perseguir os taxistas.
Os motoristas de app não trabalha mais no app fazer PF que dizer no combinado porque os preços das chamadas e muito barato e gasolina cara aí não compensa aí eles estão fazendo serviço clandestino
A população sabe muito bem as vantagens de um carro por aplicativo, já que os taxistas se recusam a fazer corridas pelo taxímetro, cobrando valores absurdos, ontem mesmo me cobraram 50 reais da rodoviária para o Nossa senhora da vitória e nenhum deles queria ir pelo taxímetro, o rapaz da lanchonete que chamou um Uber que cobrou 18 reais…