O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (15) que autorizou 79 leitos de UTI adulta para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19 para três cidades baianas: Salvador, Ilhéus e Jequié, em caráter excepcional e temporário, de acordo com a Portaria nº 431/2021 (clique aqui). O valor do repasse mensal será de R$ 3.792 milhões, retroativo à competência de fevereiro de 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta.

De acordo com a portaria, Ilhéus terá direito a 30 leitos, Jequié a 19 e Salvador a outros 30. Os leitos na capital baiana serão destinados à administração municipal, enquanto os das duas cidades do interior ficarão a cargo da administração.

Serão 20 leitos no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e 10 leitos no Hospital de Ilhéus.

Segundo a pasta, a medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. “Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”, diz a pasta em nota.

Autorização

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Informações do Bahia.BA

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *