O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (15) que autorizou 79 leitos de UTI adulta para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19 para três cidades baianas: Salvador, Ilhéus e Jequié, em caráter excepcional e temporário, de acordo com a Portaria nº 431/2021 (clique aqui). O valor do repasse mensal será de R$ 3.792 milhões, retroativo à competência de fevereiro de 2021. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta.
De acordo com a portaria, Ilhéus terá direito a 30 leitos, Jequié a 19 e Salvador a outros 30. Os leitos na capital baiana serão destinados à administração municipal, enquanto os das duas cidades do interior ficarão a cargo da administração.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Serão 20 leitos no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e 10 leitos no Hospital de Ilhéus.
Segundo a pasta, a medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país. “Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas”, diz a pasta em nota.
Autorização
O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.
Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.
Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Informações do Bahia.BA
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.