O Núcleo Regional Sul da Secretaria Estadual de Saúde recebeu na manhã de hoje (3) novas doses da vacina Coronavac para dar seguimento à imunização da população contra a Covid-19. Foram 10.400 vacinas para primeira dose em mais um grupo de trabalhadores de saúde e mais 24% da população de idosos de 80 a 86 anos. A região de Jequié recebeu 3.700 doses, a de Itabuna 3.500, de Ilhéus 1.800 e Gandu 1.400 doses.
Também foram enviadas 10.200 vacinas para segunda dose em trabalhadores de saúde e idosos com idade entre 87 e 89 anos, sendo que a região de Jequié recebeu 3.400 doses, a de Itabuna 3.650, de Ilhéus 1.750 e Gandu 1.400 doses.
A coordenadora do NRS Sul, Domilene Borges, destaca que só receberão as vacinas referentes à primeira dose os municípios que já tiverem atingido 75% de doses aplicadas. “Não podemos permitir num momento delicado como esse que municípios tenham vacina em estoque”, diz.
Preservar vidas
Domilene lembra ainda que mesmo com o avanço da vacinação, ela só atinge parte dos profissionais de saúde e grupos de idosos. Em função disso, é fundamental que a população respeite os protocolos determinados pela Organização Mundial de Saúde, como distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e higienização permanente.
“Estamos com leitos clínicos e de UTI no limite de ocupação na rede hospitalar de Itabuna e Ilhéus, num momento crítico, que a conscientização sobre a prevenção é necessária para evitar um colapso. O momento é de preservar a vida”, afirma.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.