O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu, nesta segunda-feira (22), inscrições para o Processo Seletivo Gratuito dos Cursos Técnicos. O processo será todo on-line e o acesso às vagas da instituição ocorrerá com base nas notas do histórico escolar.
Serão 1.589 vagas para os cursos Integrados (Ensino Médio integrado ao profissional), 1.315 vagas para os cursos Subsequentes (Ensino profissional para quem terminou o Ensino Médio) e 50 vagas para os cursos Concomitantes (Ensino profissional concomitantemente ao Ensino Médio de outra Instituição), totalizando 2.954 vagas para Bahia. Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com os editais, as notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitante; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas conforme as orientações do anexo do edital, na tabela de equivalência de conceitos e notas. As inscrições vão até 16 de abril no site www.selecao.ifba.edu.br.
Para o campus Ilhéus, são 240 vagas disponíveis em duas modalidades: Integrado (médio + curso técnico) e Subsequente (curso técnico). Os cursos disponíveis são Edificações, Informática e Segurança do Trabalho.
CAMPI
Há vagas também para os cursos Integrados são para os campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
Para os cursos Subsequentes as vagas disponíveis são dos campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista. Para o curso Concomitante as vagas são para o Campus Lauro de Freitas.
O IFBA reserva 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.