Primeiro dia do prefeito Augusto Castro à frente da prefeitura de Itabuna tem mudanças no secretariado; veja

Foto: PSDB

O prefeito eleito de Itabuna, Augusto Castro, assumiu nesta segunda-feira (4) a gestão da prefeitura da cidade que fica no sul da Bahia. O primeiro dia de trabalho foi marcado pelo anúncio da reforma administrativa municipal com mudanças no secretariado. [Confira a lista dos novos secretários ao final da matéria]

Antes de iniciar as atividades na prefeitura, o prefeito participou de uma missa solene na Catedral São José. Todo o secretariado e vereadores também participaram da celebração.

Na prefeitura, Augusto Castro e o vice-prefeito, Enderson Guinho, foram recebidos por servidores na Secretaria de Saúde. O prefeito conversou com o ex-secretário de Saúde Emerson Oliveira e a nova secretaria Lívia Maria Mendes.

“Nossa maior dificuldade hoje é exatamente o combate ao coronavírus, fortalecer as unidades básicas de saúde, a UPA e o Hospital de Base. Estamos aqui tomando conhecimento da real situação do município, mas já trabalhando mesmo e pensando aí na cidade”, disse Augusto Castro.

O prefeito e o vice visitaram todos os setores do centro administrativo, viram a atual situação de trabalho dos servidores e ouviram as dificuldades.

Reforma administrativa
 
O novo governo municipal optou por fazer uma reforma administrativa, aumentando o número de secretarias de 10 para 16. O aumento aconteceu por causa do desmembramento de algumas pastas, a criação de algumas e a retomada de secretarias extintas, como é o caso da pasta de esporte e lazer, que estava desativada há quatro anos.

“Nós fizemos um levantamento de todas as unidades esportivas, que infelizmente todas estão abandonadas, precisando de reformas, as nossas quadras poliesportivas, a nossa Vila Olímpica, o nosso estádio, o CEU, os nossos campeonatos foram extintos. Nós vamos dar prioridade, recuperar o interbairros, criar outros campeonatos e atender a todas as modalidades”, disse o novo secretário de Esportes, Enderson Guinho.

Outras secretarias criadas foram: Gestão e Inovação, Relações Institucionais e Comunicação, junto com Coordenação Geral de Comunicação, e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Ainda na reforma administrativa, a Secretaria de Administração passou a ser a Secretaria de Governo.

A antiga Secretaria da Fazenda e Planejamento, foi dividida. A da Fazenda também agrega o setor de orçamento. A Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente passou a ser Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Já a Assistência Social, agora é a Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza. E no lugar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foi criada a de Infraestrutura e Urbanismo, com a Superintendência de Serviços Públicos.

Segundo o secretario de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr., as mudanças facilitaram o desenvolvimento das ações.

“E hoje, já no primeiro dia útil, começamos a fazer a limpeza do canal de São Caetano, já começamos a fazer limpeza de praças, tirar o entulho da cidade. Nós estamos fazendo um ‘faxinaço’, nós vamos dar uma arrumada na cidade, isso iniciou hoje”, disse Almir Melo.

Confira a equipe que faz parte da nova gestão de Itabuna:
 

Andréa Simas – Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza
Enderson Bruno dos Santos – Secretaria de Esportes e Lazer
Almir Melo Júnior – Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo
Janaína Alves de Araújo – Secretaria da Educação
José Alberto de Lima Filho – Secretaria de Gestão e Inovação
José Alcântara Pellegrini – Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Josué Brandão Júnior – Secretaria de Governo
Lívia Maria Bomfim Mendes Aguiar – Secretaria de Saúde
Lânia Lécia Peixoto Silva – Subsecretária de saúde
Mariana Alcântara – Secretaria de Segurança e Ordem Pública
Moacir Smith Lima – Secretaria de Agricultura e Meio ambiente
Ricardo Dantas Xavier – Secretaria de indústria, Comércio, Emprego e Renda
Thales Rodrigues da Silva – Secretaria de Transportes e Trânsito
Roberto José da Silva – Subsecretário de Transporte e Trânsito
Sônia fontes – Secretaria de Planejamento
Davi Dultra – Secretaria da Fazenda e Orçamento
Francisco de Sousa Lino Filho – Superintendente de Serviços Públicos
Nadilson Francisco Alves Esteves – Controladoria Geral do Município
Álvaro Ferreira – Procuradoria Geral do Município
Afonso Henrique Coelho Dantas – Coordenação Geral de Comunicação
 
Também foram anunciados os dirigentes da administração indireta:

Clodoaldo Souza Rebouças – FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania)
Eduardo Kowalski Neto – FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna)
Humberto Augusto Fernandes Mattos – Agência de Regulação, Controle, Fiscalização dos Serviços Públicos
José Valter Alves da Silva – Fundação Marimbeta
Raymundo de Carvalho Mendes Filho – EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento)

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2021/01/primeiro-dia-do-prefeito-augusto-castro-a-frente-da-prefeitura-de-itabuna-tem-mudancas-no-secretariado-veja.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.