O prefeito eleito de Itabuna, Augusto Castro, assumiu nesta segunda-feira (4) a gestão da prefeitura da cidade que fica no sul da Bahia. O primeiro dia de trabalho foi marcado pelo anúncio da reforma administrativa municipal com mudanças no secretariado. [Confira a lista dos novos secretários ao final da matéria]
Antes de iniciar as atividades na prefeitura, o prefeito participou de uma missa solene na Catedral São José. Todo o secretariado e vereadores também participaram da celebração.
Na prefeitura, Augusto Castro e o vice-prefeito, Enderson Guinho, foram recebidos por servidores na Secretaria de Saúde. O prefeito conversou com o ex-secretário de Saúde Emerson Oliveira e a nova secretaria Lívia Maria Mendes.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Nossa maior dificuldade hoje é exatamente o combate ao coronavírus, fortalecer as unidades básicas de saúde, a UPA e o Hospital de Base. Estamos aqui tomando conhecimento da real situação do município, mas já trabalhando mesmo e pensando aí na cidade”, disse Augusto Castro.
O prefeito e o vice visitaram todos os setores do centro administrativo, viram a atual situação de trabalho dos servidores e ouviram as dificuldades.
Reforma administrativa
O novo governo municipal optou por fazer uma reforma administrativa, aumentando o número de secretarias de 10 para 16. O aumento aconteceu por causa do desmembramento de algumas pastas, a criação de algumas e a retomada de secretarias extintas, como é o caso da pasta de esporte e lazer, que estava desativada há quatro anos.
“Nós fizemos um levantamento de todas as unidades esportivas, que infelizmente todas estão abandonadas, precisando de reformas, as nossas quadras poliesportivas, a nossa Vila Olímpica, o nosso estádio, o CEU, os nossos campeonatos foram extintos. Nós vamos dar prioridade, recuperar o interbairros, criar outros campeonatos e atender a todas as modalidades”, disse o novo secretário de Esportes, Enderson Guinho.
Outras secretarias criadas foram: Gestão e Inovação, Relações Institucionais e Comunicação, junto com Coordenação Geral de Comunicação, e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Ainda na reforma administrativa, a Secretaria de Administração passou a ser a Secretaria de Governo.
A antiga Secretaria da Fazenda e Planejamento, foi dividida. A da Fazenda também agrega o setor de orçamento. A Secretaria de Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente passou a ser Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Já a Assistência Social, agora é a Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza. E no lugar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), foi criada a de Infraestrutura e Urbanismo, com a Superintendência de Serviços Públicos.
Segundo o secretario de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr., as mudanças facilitaram o desenvolvimento das ações.
“E hoje, já no primeiro dia útil, começamos a fazer a limpeza do canal de São Caetano, já começamos a fazer limpeza de praças, tirar o entulho da cidade. Nós estamos fazendo um ‘faxinaço’, nós vamos dar uma arrumada na cidade, isso iniciou hoje”, disse Almir Melo.
Confira a equipe que faz parte da nova gestão de Itabuna:
Andréa Simas – Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza
Enderson Bruno dos Santos – Secretaria de Esportes e Lazer
Almir Melo Júnior – Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo
Janaína Alves de Araújo – Secretaria da Educação
José Alberto de Lima Filho – Secretaria de Gestão e Inovação
José Alcântara Pellegrini – Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Josué Brandão Júnior – Secretaria de Governo
Lívia Maria Bomfim Mendes Aguiar – Secretaria de Saúde
Lânia Lécia Peixoto Silva – Subsecretária de saúde
Mariana Alcântara – Secretaria de Segurança e Ordem Pública
Moacir Smith Lima – Secretaria de Agricultura e Meio ambiente
Ricardo Dantas Xavier – Secretaria de indústria, Comércio, Emprego e Renda
Thales Rodrigues da Silva – Secretaria de Transportes e Trânsito
Roberto José da Silva – Subsecretário de Transporte e Trânsito
Sônia fontes – Secretaria de Planejamento
Davi Dultra – Secretaria da Fazenda e Orçamento
Francisco de Sousa Lino Filho – Superintendente de Serviços Públicos
Nadilson Francisco Alves Esteves – Controladoria Geral do Município
Álvaro Ferreira – Procuradoria Geral do Município
Afonso Henrique Coelho Dantas – Coordenação Geral de Comunicação
Também foram anunciados os dirigentes da administração indireta:
Clodoaldo Souza Rebouças – FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania)
Eduardo Kowalski Neto – FASI (Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna)
Humberto Augusto Fernandes Mattos – Agência de Regulação, Controle, Fiscalização dos Serviços Públicos
José Valter Alves da Silva – Fundação Marimbeta
Raymundo de Carvalho Mendes Filho – EMASA (Empresa Municipal de Águas e Saneamento)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.