O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que qualquer das vacinas que seja aprovada pela Anvisa estará disponível de forma gratuita em 5 dias para a população.
Segundo ele, a partir da certificação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), haverá disponibilização a todos os Estados da Federação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A Anvisa certificando, em 5 dias, tenho conversado com o (ministro da Saúde, Eduardo) Pazuello, a vacina chega para todos os brasileiros. Para todos, não… não tem como ter 100 milhões de doses instantaneamente, mas vai ser distribuída de forma equânime para todos os Estados do Brasil”, disse a jornalistas, após participar de jogo beneficente “Natal Sem Fome”, na Vila Belmiro, em Santos (SP).
Ainda que tenha assegurado a disponibilização do imunizante, o presidente voltou a fazer ressalvas sobre os possíveis efeitos colaterais. Reafirmou sua posição contrária à obrigatoriedade da vacinação e defendeu a adoção de um termo de consentimento.
Questionado se faria uma campanha pela imunização, afirmou que não poderia aconselhar o uso sem alertar para os riscos. Argumentou que a população brasileira tem muitas pessoas humildes que não saberiam “interpretar uma bula”
“Eu não posso fazer uma campanha, falar ‘tome a vacina’ sem mostrar para ele os riscos”, disse.
“E eu quero também, se for possível, o termo de responsabilidade”, afirmou, acrescentando que quem se sujeitar à vacina estará concordando com a utilização de algo que ainda não teve sua comprovação científica concluída.
O presidente aproveitou ainda para novamente criticar governadores e prefeitos que adotaram medidas de isolamento. Segundo ele, não se trata de “desafiar a morte”, mas de “enfrentar os problemas”.
“Esse vírus da Covid vai ficar entre nós a vida toda. Alguém podia me explicar por quanto tempo vai valer uma vacina?”, questionou. [Reuters]
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.