Com o tema “todos por uma navegação segura”, a Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil de Ilhéus, lançou hoje (21) a Operação Verão 2020-2021 que também acontece nas capitanias, delegacias e agências de todo o país. O prefeito Mário Alexandre, presente no ato oficial de lançamento junto com representantes da Polícia Militar, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, SAMU e Salva Vidas, enfatizou a importância da parceria institucional para a segurança e cuidado da população.
“Agradeço e parabenizo ao comandante Giovani Andrade, e a todos os presentes, por esse trabalho fundamental de prevenção. A Prefeitura de Ilhéus apoia essa iqniciativa, como sempre apoiou, para a proteção dos nossos munícipes e visitantes”, declarou o prefeito.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com o Delegado da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil de Ilhéus, comandante Giovani Andrade, a operação, que acontece até o dia 21 de fevereiro de 2021, visa conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente. “Com a pandemia, muitas pessoas vão optar pelo turismo local, havendo um aumento significativo de embarcações na água. Ilhéus possui em torno de 3000 embarcações mês em marinas e localidades como Iate Club, Sapetinga, Rio do Engenho, praia do Cristo, praia do Norte, Juerana, Jóia do Atlântico, Mamoan, Lagoa Encantada, entre outros, onde a fiscalização será reforçada”, explicou o comandante, que informou ainda sobre o uso de etilômetros para testes de alcoolemia. “Se algum condutor estiver alcoolizado, ele vai ser convidado a retirar a embarcação, que será apreendida e um inquérito será realizado com o apoio da Polícia Militar”.
Além do efetivo de 45 militares da capitania, cerca de mais 200 militares serão empregados a bordo de navio e aviso patrulha, corveta, navios varredores e lanchas blindadas, subordinados ao comando do 2º distrito naval. Palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores.
Navegação segura – Atenção aos portes tanto da habilitação quanto da documentação válida da embarcação; material adequado de salvatagem (coletes, boias e extintores de incêndio); respeito ao limite de lotação da embarcação e embarcação regular, com condições de navegabilidade, são itens importantes que os condutores devem respeitar para uma navegação segura. Confira as 15 recomendações da Marinha do Brasil: https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/Press-Release%20Opera%C3%A7%C3%A3o%20Ver%C3%A3o%20ATUALIZADA.pdf
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.