O setor da construção civil tem dado bons indicativos para a retomada do desenvolvimento econômico de Ilhéus. Mesmo com a crise provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o ramo imobiliário mantém uma curva crescente de investimentos capitaneados, sobretudo pela estabilidade apresentada nos últimos três anos, em função de obras públicas executadas pelo Município, por meio da parceria com o Governo da Bahia.
O trabalho tocado pelos entes reflete o início do nova fase do segmento, com atração de investimentos da esfera privada. O prefeito Mário Alexandre associa a alta no mercado imobiliário à desburocratização da administração para instalação de novos empreendimentos na cidade e ao otimismo do empresariado, que vê no pacote expressivo de serviços a confiança para investir no setor.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A gente consegue devolver a Ilhéus o potencial esquecido por muitos anos e atrair investimentos de grande valor, gerando emprego e renda para as nossas famílias e ao mesmo tempo desenvolvendo a economia da cidade. O governador Rui Costa tem sido um grande parceiro dentro desse processo de reconstrução, atendendo às demandas e aprovando projetos importantes nas áreas de infraestrutura e mobilidade. Sentimento de dever cumprido. Estou extremamente feliz, porque sei que estamos no caminho certo”, destacou o gestor.
Entrega ponte
As obras de infraestrutura viária e de esgotamento sanitário, que compreendem a entrega da primeira ponte estaiada da Bahia; colocação de asfalto em diversas vias; primeira fase da implantação da estação de tratamento de esgoto da zona sul, cuja ordem de serviço da segunda etapa já está autorizada e o andamento das obras da primeira etapa da duplicação da BA-001 são alguns dos serviços que incrementam a cadeia.
Segundo informações do setor, nos próximos meses serão entregues 10 empreendimentos comerciais e residenciais, localizados ao longo da BA-001 e na região central da cidade. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a atividade criou um número considerável de empregos em 2020, com a contração de aproximadamente 750 pessoas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A instalação do Assaí Atacadista em 2019, por exemplo, gerou cerca de 400 empregos diretos e a expectativa é que o Shopping Jequitibá Ilhéus agregue mais valor à economia do município.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.