O Reino Unido inicia nesta terça-feira (8) a maior e mais complexa vacinação da história. O país foi o primeiro do mundo a autorizar o uso emergencial da vacina contra o coronavírus fabricada pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com o laboratório alemão BioNTech. Para o chefe do sistema de saúde inglês, a campanha é a “virada na batalha” contra a doença.
“As primeiras vacinações marcarão um ponto de virada decisivo na batalha contra o coronavírus. Hospitais e farmacêuticas, conforme mais vacinas se tornem disponíveis no mercado, devem vacinar pelo menos até a próxima primavera”, afirmou Simon Stevens, do Sistema Nacional de Saúde (NHS na sigla em inglês), alertando para que as pessoas sejam “cuidadosas” nesse período.
“Será uma maratona e não uma corrida. Levaremos meses para vacinar todos que precisam”, complementou o professor Stephen Powis, diretor médico do NHS, em entrevista ao jornal britânico The Guardian.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Nessa primeira fase, serão vacinados os cidadãos residentes da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales que façam parte do grupo prioritário com maior risco de se contaminar pelo coronavírus definido pelo governo. Segundo o site do NSH, a vacina será oferecida para pessoas com 80 anos ou mais que já tenham uma consulta agendada nos hospitais nas próximas semanas, residentes em lares de idosos e profissionais de saúde que trabalham nesses lares.
Quem será vacinado primeiro no Reino Unido?
A ordem de distribuição foi baseada na recomendação do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI). Profissionais do NHS não serão os primeiros da fila a receberem a vacina, o que gerou críticas da Associação Médica Britânica. A equipe trabalhou durante o final de semana para preparar clínicas de imunização e compilar as listas de quem deveria ser convidado a se vacinar primeiro. Eles reforçam que avisarão as pessoas quando chegar a sua vez de tomar a vacina e pedem que não entrem em contato com o NHS antes disso. Idosos de lares da Escócia devem começar a receber as primeiras doses em 14 de dezembro.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.