PSD é a sigla que mais conquistou prefeituras na Bahia, seguida do PP e DEM

O Partido Social Democrático (PSD) foi a sigla da base do governador Rui Costa que mais conquistou prefeituras nas eleições de 2020. Em 2016, o PSD alcançou 82 prefeituras, em 2020 foram 107 – um aumento de 30%. Presidente do PSD Bahia, o senador Otto Alencar (PSD) avaliou o momento de pandemia provocado pela covid-19 como um fator que dificultou muitas campanhas, mas destacou que o partido teve um bom desempenho em 2020 e cresceu, assim como ocorreu em 2016.

Partido do vice-governador João Leão, o PP foi a segunda sigla a eleger mais prefeitos nos estados, saindo de 57 para 92 municípios. O Democrata também segui crescendo a passou o PT e o MDB. O partido, que tem o prefeito ACM Neto como presidente nacional, saiu de 34 para 38 prefeituras, entre elas a da capital baiana.

Em entrevista ao A TARDE, Otto Alencar agradeceu aos correligionários, vereadores, vice-prefeitos, prefeitos, ex-prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, estaduais e o ao senador Angelo Coronel (PSD) por contribuírem para o sucesso eleitoral da sigla . “Não é fácil conquistar 107 dos 417 municípios da Bahia, é mais de 25% do estado”.

Apesar de conquistar cidades como Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna e Paulo Afonso, o partido perdeu cidades que eram dadas como certas na região de Jequié, o motivo teria sido uma atuação do governador Rui Costa (PT) em apoio às candidaturas do Partido Progressista (PP).

“Quero agradecer a todos que nos ajudaram neste sentido, tivemos problema em alguns locais com uma concorrência um tanto quanto difícil e até certo ponto fora do padrão da lealdade, quando se usou estrutura do governo de forma muito contundente para desequilibrar alguns pleitos, isso faz parte, mas lamento que tenha sido assim em alguns lugares. O grupo muito grande do governador Rui Costa (PT) e isso leva a alguns desentendimentos que precisarão ser sanados”, desabafou Alencar.

O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Leão, que é também o presidente estadual do PP, comemorou o crescimento da legenda acima de 30% se comparado com o pleito de 2016 em todo estado, saindo de 57 no início de 2017 para 92 chefes de executivos do PP em 2021.

“Ficamos felizes e tenho certeza que vamos ajudar a Bahia com todos esse prefeitos que elegemos. Quero parabenizar os deputados federais e estaduais. Foi uma luta muito grande, uma batalha muito grande nesses últimos 30 dias. Nós visitamos 101 municípios e, destes, praticamente ganhamos em todos”.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) do governo do estado, Davidson Magalhães (PCdoB), que também é presidente do PCdoB, avaliou de forma positiva o resultado alcançado em 2020. Magalhães explica que o partido perdeu dois prefeitos entre 2016 e 2020, entrando no pleito com 10 prefeitos na legenda, e avalia que os 16 alcançados é prova do crescimento do partido no estado.

O presidente do PCdoB destaca os 219 vereadores eleitos em 2020, acima dos 212 em 2016 e dos então 112 antes das urnas, já que 100 vereadores tinham se desfiliado do partido para disputar o pleito por outras legendas em 2020.

O secretário de organização do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Rodrigo Hita (PSB), avalia muito positivamente o crescimento do PSB na urnas em 2020, quando saltou de 21 para 30 prefeituras sob sua gestão para os próximos quatro anos. Ele cita os 303 vereadores eleitos no estado e o comando de quatro das 50 maiores cidades da Bahia – Casa Nova, Irecê, Brumado e Monte Santo como mostras do crescimento substancial da legenda. Ele afirma que houve uma frustração na eleição à Câmara Municipal de Salvador.

“ As notas chatas foram às derrota em Ubaitaba, Abaíra, Barra do Rocha, quadros importantes que perderam, mas seguem conosco. No geral o saldo é muito positivo. Apesar de crescermos em votos, só elegemos Silvio Humberto (PSB). Foi a primeira eleição sem coligação, uma concentração de candidatos, complicou para muitos partidos. Apenas o PT e o Republicanos que cresceram, o resto ou reduziu ou continuou como estavam”, destacou Hita.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/11/psd-e-a-sigla-que-mais-conquistou-prefeituras-na-bahia-seguida-do-pp-e-dem.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.