Nesta terça-feira (17/11), foi inaugurado o Banco de Leite Humano na Bahia. O evento foi realizado secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pela subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim. De acordo com a Assessoria de Comunicação do governo estadual, o centro, que fica na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, tem capacidade de realizar 7 mil coletas por ano.
O espaço é uma das ações de sensibilização ao nascimento prematuro. Só na Bahia, o problema afeta 21 mil bebês anualmente. Esse número cresce para 340 mil bebês em todo o Brasil. Todo leite materno colhido será distribuído nas cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna, bem como na capital do estado.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Leite materno e amamentação do bebê prematuro
Segundo Vilas-Boas, até o sexto mês de vida, o leite materno deveria ser o único alimento da criança. Ele explica que o líquido contém os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento e crescimento saudável do bebê.
“Através do leite materno o bebê recebe anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e infecções, além de diminuir o risco de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. O aleitamento materno ainda traz benefícios também para a mãe: reduz os riscos de a mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário, ajuda na perda de peso e acelera a recuperação após o parto, além de aumentar o vínculo afetivo com o filho”, pontuou o secretário.
De acordo com o Ministério da Saúde, o bebê recebe vários anticorpos por meio do corpo da mãe. Sendo assim, reduz em até 13% as chances de mortalidade na infância. Por isso, o leite materno é ainda mais imprescindível para os recém-nascidos antes da hora.
Especialmente o bebê prematuro precisa de mais atenção no momento da amamentação. Isso porque a criança ainda não tem coordenação das funções de sucção, deglutição e respiração. Dessa forma, pode ter mais risco de engasgamento.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.