Foi entregue no final de agosto a primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário Ilhéus/Pontal. Entre outros benefícios, a ampliação garante uma elevação da coleta e tratamento de esgoto, na sede municipal de Ilhéus, de 57% para 80%, com a gradativa ligação do esgoto dos imóveis à rede pública disponibilizada para a população. O empreendimento realizado pela Embasa, no valor de R$ 62 milhões, beneficia aproximadamente 65 mil pessoas, promovendo saúde pública por meio da destinação segura do esgoto doméstico, e contribui para melhorar os indicadores de balneabilidade da Baía do Pontal e das praias do litoral sul de Ilhéus.
O sistema recém-implantado tem 55 km de redes coletoras, 13 estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade para tratar 148 l/s. A nova ETE Ilhéus/Pontal é cercada por mata atlântica, que funciona como um cinturão verde natural, ajudando na dissipação de gases oriundos do processo de depuração do esgoto bruto. Composta por tratamento preliminar, a estação contará com quatro digestores anaeróbios de fluxo ascendente (DAFA), dois tanques de aeração, dois decantadores secundários e sistema de desinfecção. O esgoto tratado será lançado no Rio Santana, que constitui um corpo receptor com grande potencial para diluição dos efluentes tratados da estação.
Para superar os desafios que envolvem uma obra de esgotamento sanitário, foi realizado um trabalho integrado entre a Embasa, Prefeitura Municipal e sociedade civil organizada, através de diversas ações socioambientais. A adoção de medidas que promovam a participação ativa das partes interessadas tem sido uma das estratégias adotadas pela Embasa visando o cumprimento efetivo do cronograma das obras. “Essa forma de trabalhar agrega comprometimento e permitiu à Embasa avançar na negociação e assinatura do Contrato de Programa com Ilhéus por 30 anos, assegurando a continuidade da prestação dos serviços da empresa no município”, conta Rita Bonfim, diretora de empreendimentos da Embasa.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A segunda etapa das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário Ilhéus / Pontal já está em andamento e tem previsão de conclusão nos próximos 18 meses. Nessa fase da obra serão beneficiados os bairros Sapetinga, Pontal, Nova Brasília e o restante do bairro Nossa Senhora da Vitória. As intervenções nessas áreas contribuirão para a despoluição da Baía do Pontal e terão um investimento estimado em R$ 10 milhões.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.