Encontro reúne secretários municipais de saúde no Hospital Regional Costa do Cacau

A diretoria do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, recebeu nos dias 24 e 25 de setembro, secretários municipais de saúde para um café da manhã. Durante o encontro, ocorreu um diálogo de aproximação com esses gestores, onde foi sinalizado o alinhamento das ações para proporcionar o melhor atendimento com maior resolutividade para pacientes usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

Na quinta-feira (24), a unidade hospitalar recebeu os gestores das secretarias de saúde dos municípios de Teixeira de Freitas, Itabuna, Camacan, Jussari e Pau Brasil. Na sexta-feira (25), foi a vez dos secretários das cidades de Taperoá, Camamu, Ilhéus, Una, Cairu, Uruçuca, Santa Luzia e Ituberá.

As representantes do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação, Luciana Pinheiro e Luciana Fontes participaram dos dois dias de encontro. Domilene Borges Costa, do Núcleo Regional de Saúde Sul Ilhéus Sede, participou da reunião na quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), a atividade contou com a presença do coordenador da Promotoria Regional de Justiça de Ilhéus, promotor Pedro Coelho.

Na avaliação da diretoria do HRCC, o café da manhã teve o saldo extremamente positivo, valorizando o diálogo direto com esses secretários municipais e demais autoridades presentes. Na oportunidade, os convidados receberam informações sobre as ações realizadas na unidade hospitalar, a exemplo da ampliação das cirurgias cardíacas. Também algumas novidades, como a previsão do procedimento de artroscopia do joelho e a futura implantação da residência médica em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os gestores ainda conheceram os processos de trabalho do HRCC e compartilharam um pouco das realidades enfrentadas em seus municípios.

Para Luciana Pinheiro, do Núcleo Regional de Apoio a Gestão da Regulação – Sesab, os dois dias de encontro foram importantes porque favoreceu a reaproximação com os gestores de saúde das regiões sul e extremo sul da Bahia. “Reitera, neste momento, a parceria e a colaboração, dentro do processo de saúde, de acesso ao serviço de saúde”, disse.

Luciana Pinheiro ainda destacou o grande papel do Hospital Regional Costa do Cacau, como a unidade de grande porte, com serviços de alta complexidade para a região. “A equipe do hospital está de parabéns, esse é um processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A partir do momento, em que você traz esse diálogo de fortalecimento do serviço de urgência, emergência, através de toda uma rede”, avaliou.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/09/encontro-reune-secretarios-municipais-de-saude-no-hospital-regional-costa-do-cacau.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.