Duas importantes indústrias de Itabuna, que juntas contam com mais de 600 funcionários efetivos e terceirizados, estão com trabalhadores infectados pelo coronavírus. Foram identificados, até o momento, 12 contaminados na Nestlé e nove na Barry Callebaut.
As empresas estão sendo acusadas de não adotar medidas de controle adequadas para barrar o avanço da Covid-19 em suas instalações. De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau), Luiz Fernandes, há a suspeita de que mais trabalhadores estejam infectados, mas o diagnóstico não foi feito porque eles não teriam apresentado temperatura acima do normal.
Fernandes reclama que somente aferir a temperatura dos funcionários é ineficiente, pois o correto seria testar todos eles. Ele também destaca que outro erro das empresas é a utilização em comum do restaurante e da área de lazer, situação que estaria causando aglomeração.
Segundo o Vermelhinho Bahia, o caso foi denunciado à Vigilância Epidemiológica de Itabuna. “Enquanto convivemos com o descontrole da disseminação do novo coronavírus em Itabuna, cabe às empresas adotar as medidas de controle e acompanhamento da saúde dos trabalhadores que são amplamente difundidas pelas autoridades sanitárias, para a preservação da vida, sob pena de responsabilização, inclusive criminal”, avaliou o diretor do Sindicacau.
Informações do Bnews
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.