Prefeitura anuncia continuidade do projeto de modernização da rede de iluminação pública de Ilhéus

Foto: Rodrigo Macedo

Visando tornar mais eficiente a iluminação pública em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre anunciou durante reunião realizada nesta quarta-feira (5) a continuidade do projeto de modernização do serviço no município. Conforme o gestor, o investimento será feito com a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED, contribuindo para redução do consumo de energia, gerando menor custo e maior potencial de luminância em pontos estratégicos.

“Iniciamos a modernização da iluminação da nossa cidade, que era arcaica. Temos o exemplo da Avenida Soares Lopes, antes um local vulnerável, mas que hoje é frequentado por famílias e pessoas que vão para se divertir. Estamos levando não apenas iluminação, mas incentivo ao turismo e redução do índice de violência. Esse projeto é fundamental para garantir a segurança do cidadão ilheense. Eficiência é a principal ação do nosso governo”, frisou Mário Alexandre.  

A apresentação da proposta foi realizada pelo responsável técnico e projetista da Ghia Engenharia, Victor Machado. Segundo informou, a modernização da iluminação possui três pilares fundamentais: economia de energia, segurança e redução dos gastos da administração pública com o serviço.

“A luminária de LED é um conjunto eletrônico mais moderno e econômico. Onde se gastava em cada poste o equivalente a um ar-condicionado ligado, será consumida energia correspondente a de uma televisão, no consumo pareado”, explicou Machado. O ciclo de vida do LED é maior em relação às lâmpadas convencionais, fator que possibilitará à gestão municipal melhor aplicação dos recursos para o serviço.

A modernização do sistema de iluminação contemplará inicialmente pontos na Avenida Itabuna, mas as equipes técnicas da Prefeitura também realizam estudo para viabilizar a implantação dos pontos em áreas estratégicas, como Avenida Lomanto Júnior; Orla Sul e ruas Lindolfo Collor e Conselheiro Antônio Francisco Badaró, no Malhado. O projeto também visa realizar intervenções importantes na zona Norte, a fim de melhorar a segurança e qualidade de vida dos moradores.

Participaram da reunião os secretários Mauro Alves (Comunicação Social); Átila Docio (Infraestrutura e Defesa Civil); Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social); João Aquino (Serviços Urbanos) e Jefferson Domingues, procurador-geral do Município.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/08/prefeitura-anuncia-continuidade-do-projeto-de-modernizacao-da-rede-de-iluminacao-publica-de-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.