Visando tornar mais eficiente a iluminação pública em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre anunciou durante reunião realizada nesta quarta-feira (5) a continuidade do projeto de modernização do serviço no município. Conforme o gestor, o investimento será feito com a substituição de lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED, contribuindo para redução do consumo de energia, gerando menor custo e maior potencial de luminância em pontos estratégicos.
“Iniciamos a modernização da iluminação da nossa cidade, que era arcaica. Temos o exemplo da Avenida Soares Lopes, antes um local vulnerável, mas que hoje é frequentado por famílias e pessoas que vão para se divertir. Estamos levando não apenas iluminação, mas incentivo ao turismo e redução do índice de violência. Esse projeto é fundamental para garantir a segurança do cidadão ilheense. Eficiência é a principal ação do nosso governo”, frisou Mário Alexandre.
A apresentação da proposta foi realizada pelo responsável técnico e projetista da Ghia Engenharia, Victor Machado. Segundo informou, a modernização da iluminação possui três pilares fundamentais: economia de energia, segurança e redução dos gastos da administração pública com o serviço.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A luminária de LED é um conjunto eletrônico mais moderno e econômico. Onde se gastava em cada poste o equivalente a um ar-condicionado ligado, será consumida energia correspondente a de uma televisão, no consumo pareado”, explicou Machado. O ciclo de vida do LED é maior em relação às lâmpadas convencionais, fator que possibilitará à gestão municipal melhor aplicação dos recursos para o serviço.
A modernização do sistema de iluminação contemplará inicialmente pontos na Avenida Itabuna, mas as equipes técnicas da Prefeitura também realizam estudo para viabilizar a implantação dos pontos em áreas estratégicas, como Avenida Lomanto Júnior; Orla Sul e ruas Lindolfo Collor e Conselheiro Antônio Francisco Badaró, no Malhado. O projeto também visa realizar intervenções importantes na zona Norte, a fim de melhorar a segurança e qualidade de vida dos moradores.
Participaram da reunião os secretários Mauro Alves (Comunicação Social); Átila Docio (Infraestrutura e Defesa Civil); Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social); João Aquino (Serviços Urbanos) e Jefferson Domingues, procurador-geral do Município.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.