O Prefeito Mário Alexandre sancionou nesta sexta-feira uma Lei de Incentivo que garante a concessão de 50% do auxílio fardamento e do incentivo de 2019 aos 351 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Fruto da continuidade do trabalho de valorização ao servidor público do Município de Ilhéus e do diálogo que a gestão estabeleceu com a classe, a conquista de mais essa garantia, além de promover a valorização desses servidores, garante uma melhor qualidade do serviço público.
“Essa é mais uma prova da valorização e reconhecimento que temos junto ao nosso servidor e à nossa servidora, coisa jamais vista na história da cidade de Ilhéus. São trabalhadores e trabalhadoras, pais e mães de família que com os pedidos do auxílio fardamento e do incentivo de 2019 realizados pelos sindicatos, dialogamos e atendemos para os agentes em saúde da cidade de Ilhéus, mesmo com os desafios econômicos e dificuldades da arrecadação trazidos pela pandemia do coronavírus. Temos reconhecido de várias maneiras o nosso trabalhador e apoiado os servidores, que são o maior patrimônio do município, e, por isso, são tão bem recebidos no Gabinete da Prefeitura, sempre com muito diálogo e respeito. Isso é fundamental. Graças a Deus, a gente consegue mais uma vitória e vamos continuar lutando para avançar cada vez mais na valorização do serviço público”, declarou o Prefeito Mário Alexandre, que também agradeceu à Câmara de Vereadores pela aprovação do projeto.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na ocasião em que selou a sanção da Lei de Incentivo, o ex-deputado federal, Bebeto Galvão, destacou a importância da iniciativa diante de um cenário de crise vivido no país. “Ver o Prefeito com esta iniciativa, abrindo-se a uma negociação, entendendo o papel do servidor como fundamentais à saúde pública, é acreditar numa gestão criativa, inovadora e acima de tudo, que respeita o trabalho enquanto valor social”, sublinhou Bebeto.
De acordo com o diretor da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Josevaldo Gonçalves, os direitos conquistados são a concretização de mais uma luta. “Além de valorizar o serviço público é também uma forma do servidor poder se apresentar bem perante à comunidade, que nos reconhece, mas nós também precisamos de uma identificação para que mostremos o profissionalismo e a nossa participação. Esses trabalhadores na linha de frente, como os agentes comunitários e de combates às endemias, precisam dessa valorização e, por isso, a gente agradece ao Prefeito por ter essa sensibilidade em sancionar essa lei para todos nós”, disse.
Para a Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias do Sul e Extremo Sul da Bahia (SindiAcs/Ace), Zilar Portela, a garantia desses direitos do incentivo 2019 e do auxílio fardamento são importantes para esses profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19 e na promoção em saúde. “Em nome dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, a gente deixa registrado o nosso agradecimento ao Prefeito Mário Alexandre, porque em vários municípios temos essa mesma luta e aqui em Ilhéus estamos avançando”.
“Só temos a agradecer ao Prefeito por dialogar com o servidor, isso é muito importante e muito bom. Vale lembrar que essa foi a única gestão que concedeu vários benefícios à categoria, dentre elas o reajuste por três vezes do piso nacional”, destacou o servidor e Agente Comunitário de Saúde, Éder Júnior Santos dos Anjos.
Com 205 Agentes Comunitários e 146 Agentes de Endemias, os servidores representados pelo SindiAcs/Ace, além de ter sancionada a Lei de Incentivo publicada hoje, nesta gestão pode contar ainda com gratificação aos ACS e ACE que trabalham na zona rural e pagamento do piso em todos os anos.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.