O Prefeito Mário Alexandre sancionou nesta sexta-feira uma Lei de Incentivo que garante a concessão de 50% do auxílio fardamento e do incentivo de 2019 aos 351 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Fruto da continuidade do trabalho de valorização ao servidor público do Município de Ilhéus e do diálogo que a gestão estabeleceu com a classe, a conquista de mais essa garantia, além de promover a valorização desses servidores, garante uma melhor qualidade do serviço público.

“Essa é mais uma prova da valorização e reconhecimento que temos junto ao nosso servidor e à nossa servidora, coisa jamais vista na história da cidade de Ilhéus. São trabalhadores e trabalhadoras, pais e mães de família que com os pedidos do auxílio fardamento e do incentivo de 2019 realizados pelos sindicatos, dialogamos e atendemos para os agentes em saúde da cidade de Ilhéus, mesmo com os desafios econômicos e dificuldades da arrecadação trazidos pela pandemia do coronavírus. Temos reconhecido de várias maneiras o nosso trabalhador e apoiado os servidores, que são o maior patrimônio do município, e, por isso, são tão bem recebidos no Gabinete da Prefeitura, sempre com muito diálogo e respeito. Isso é fundamental. Graças a Deus, a gente consegue mais uma vitória e vamos continuar lutando para avançar cada vez mais na valorização do serviço público”, declarou o Prefeito Mário Alexandre, que também agradeceu à Câmara de Vereadores pela aprovação do projeto.

Na ocasião em que selou a sanção da Lei de Incentivo, o ex-deputado federal, Bebeto Galvão, destacou a importância da iniciativa diante de um cenário de crise vivido no país. “Ver o Prefeito com esta iniciativa, abrindo-se a uma negociação, entendendo o papel do servidor como fundamentais à saúde pública, é acreditar numa gestão criativa, inovadora e acima de tudo, que respeita o trabalho enquanto valor social”, sublinhou Bebeto.

De acordo com o diretor da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Josevaldo Gonçalves, os direitos conquistados são a concretização de mais uma luta. “Além de valorizar o serviço público é também uma forma do servidor poder se apresentar bem perante à comunidade, que nos reconhece, mas nós também precisamos de uma identificação para que mostremos o profissionalismo e a nossa participação. Esses trabalhadores na linha de frente, como os agentes comunitários e de combates às endemias, precisam dessa valorização e, por isso, a gente agradece ao Prefeito por ter essa sensibilidade em sancionar essa lei para todos nós”, disse.

Para a Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias do Sul e Extremo Sul da Bahia (SindiAcs/Ace), Zilar Portela, a garantia desses direitos do incentivo 2019 e do auxílio fardamento são importantes para esses profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19 e na promoção em saúde. “Em nome dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, a gente deixa registrado o nosso agradecimento ao Prefeito Mário Alexandre, porque em vários municípios temos essa mesma luta e aqui em Ilhéus estamos avançando”.

“Só temos a agradecer ao Prefeito por dialogar com o servidor, isso é muito importante e muito bom. Vale lembrar que essa foi a única gestão que concedeu vários benefícios à categoria, dentre elas o reajuste por três vezes do piso nacional”, destacou o servidor e Agente Comunitário de Saúde, Éder Júnior Santos dos Anjos.

Com 205 Agentes Comunitários e 146 Agentes de Endemias, os servidores representados pelo  SindiAcs/Ace, além de ter sancionada a Lei de Incentivo publicada hoje, nesta gestão pode contar ainda com gratificação aos ACS e ACE que trabalham na zona rural e pagamento do piso em todos os anos.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *