O Partido Progressista (PP) de Ilhéus ganhou na justiça um Direito de Resposta na Gabriela FM, a principal emissora de rádio da cidade. A interpelação ocorreu sob a argumentação de que a emissora realizou entrevista com dois pré-candidatos à prefeito do município de Ilhéus, sem atentar ao princípio da paridade. Em uma das entrevistas, o atual prefeito Mário Alexandre fez críticas à gestão do seu antecessor e, de acordo com o PP, inverídicas. A juíza considerou o gesto como propaganda antecipada.
A postura do prefeito causou fissuras na relação. Mais em Salvador do que propriamente aqui em Ilhéus. Jabes e Marão são da base aliada do governador Rui Costa, que vinha tentando costurar uma candidatura única para disputar o Palácio Paranaguá, agora em 2020. Ao comentar a nova crise, justamente no momento em que o governo do Estado trabalhava intensamente por uma aliança, Jabes foi enfático: “o prefeito me convocou para a guerra”.
O ex-prefeito de Ilhéus e secretário-geral do PP chegou a buscar extrajudicialmente um pedido de Direito de Resposta à emissora. Mas não conseguiu. Agora, a juíza da 25a. Zona Eleitoral, Raquel Ramires François, atendeu ao pleito. Por estratégia, o pedido foi do PP e o Direito de Resposta às críticas de Mário Alexandre será conduzido pelo pré-candidato a prefeito da sigla, o empresário Carlos Machado.
De acordo com a decisão da juíza, a concessão do Direito de Resposta terá que ser no mesmo espaço e tempo de duração da programação normal da emissora, no mesmo horário e programa, onde foi concedida a entrevista pelos pré-candidatos anteriormente entrevistados, qual seja, o programa “Tropa de Elite”, a fim de garantir o mesmo espaço dado àqueles, devendo tal entrevista ser exibida, nos próximos 10 (dez) dias, a contar da intimação. Também, determino que, em 48 (quarenta e oito) horas, a representada, Rádio Gabriela, sob pena de aplicação de multa, apresente a informação completa sobre o evento jornalístico para dar cumprimento à decisão.
Informações do Jornal Bahia On line
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.