Ilhéus: Vacinação Antirrábica para cães e gatos acontece até o dia 7 de outubro

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Ilhéus, está em campanha para a vacinação antirrábica para cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, que acontece entre 26 de agosto e 7 de outubro em pontos fixos espalhados em zonas da cidade. A vacinação também acontece por Drive Thru e por carros volantes. Confira.

“Diante da importância da permanente vigilância da raiva, por ser uma zoonose que acomete o sistema nervoso e leva à morte em praticamente 100% dos casos, a vacinação antirrábica é imprescindível para coibir surtos iminentes. Por isso, lançamos essa campanha para a continuidade de vacinação em cães e gatos, espécies em que é considerada a maior incidência das agressões. Convocamos a população para levar seus animais aos postos mais próximos de suas casas”, anunciou a coordenadora do CCZ da Sesau, Paula Rocha. Os animais que foram vacinados pela primeira vez, devem ser levados para receber o reforço após 30 dias da primeira vacina, explica a coordenadora. O CCZ também está com um carro volante com a oferta de vacinação nos locais mais distantes dos postos para a campanha.

De acordo com dados parciais da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até 14/07/2020 a espécie canina foi responsável por 12.891 (77,68%) das agressões, seguida pela felina com 3091 agressões (18,62%). As demais espécies totalizaram 611 (3,68%) casos. 

Locais e períodos disponíveis para vacinação – A vacina antirrábica está organizada para oferta em várias zonas da cidade de Ilhéus. No Centro de Atendimento Especializado (CAE III), onde é possível a vacinação por Drive Thru, os atendimentos acontecem às segundas, terças e quintas-feiras das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h. Nas quartas e sextas-feiras, o atendimento é exclusivo das 8h às 12h. 

No CCZ do Vilela, onde também é possível vacinar por Drive Thru, a vacina antirrábica é ofertada de segunda à sexta, das 8h às 14h.

Já na zona norte, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Iguape, no Programa de Saúde da Família (PSF) da Barra e no Posto do Centro Social Urbano (CSU), o período para esta vacinação ocorre de 26 de agosto até o dia 4 de setembro, de segunda à sexta, das 8h às 13h.

Na zona sul, os atendimentos ocorrem de 8 a 25 de setembro de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h no Posto de Saúde Herval Soledade do Pontal, nas UBS do Nelson Costa e de Olivença, no Instituto Fé e Alegria do Nossa Senhora da Vitória e na Associação de Moradores do Hernani Sá.

Na zona oeste, a vacinação está disponível de 29 se setembro até o dia 7 de outubro, no posto do Banco da Vitoria, no Bar do Régis do Teotônio Vilela, na Associação de Moradores do Vilela, no Espaço Cultural Dário da SUCON da Princesa Izabel, sempre das 8h às 13h.

Nos condomínios residenciais serão agendadas datas específicas com os líderes comunitários durante o período. Em momento posterior, a Sesau vai informar a programação da vacinação na zona rural.

Dúvidas e maiores informações são possíveis esclarecer e obter através do telefone: (73) 98837-7791.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/08/ilheus-vacinacao-antirrabica-para-caes-e-gatos-acontece-ate-o-dia-7-de-outubro.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.