A empresa brasileira Semantix desenvolveu um serviço de reconhecimento facial que pode ser integrado ao WhatsApp e a diversos outros aplicativos móveis como parte do atendimento automatizado de empresas. Com ele, a experiência de uso nessas plataformas pode ser otimizada na hora de fazer cadastros e compras.
Chamada Semantix ID, a solução tem como objetivo reconhecer pessoas por meio da análise de rostos em vídeos e fotos após o cadastro inicial. Em apenas um segundo de vídeo, o serviço é capaz de capturar os frames necessários para a identificação e, também, para servir como prova de vida. Basta o envio de uma foto para que o ID faça a autenticação com base em pontos específicos da face do indivíduo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Para ser implementada no WhatsApp, por exemplo, a solução trabalha em conjunto com outro serviço da Semantix: o Semantix Interaction, uma solução cognitiva de interação com o usuário final que também processa linguagens de texto e voz. Ainda assim, o ID pode ser utilizado como solução stand-alone – completamente autossuficiente – em outras plataformas.
No entanto, para Luiz Fernando Ohara, head de Pesquisa e Desenvolvimento da Semantix, a combinação com o Interaction resulta em uma experiência mais interessante. “[Com o Interaction] podemos fazer integração com qualquer solução de interação com o usuário final por texto – chamados comumente como chatbots -, mas pode ser por voz também”, contou ao Olhar Digital.
Reprodução
Como o produto é 100% B2B, a integração só pode ser feita por empresas, as quais compram a solução e recebem protocolos em APIs (sigla em inglês para Interfaces de Programação de Aplicativos) para o acesso ao software.
De acordo com Ohara, as empresas podem receber treinamentos de acordo com o contexto das conversas que costumam ter com seus clientes para otimizar ainda mais a utilização do serviço.
Fonte: Olhar Digital

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.