De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Sesau, o município já realizou 5.225 testes swabs do tipo exame RT-PCR e 4.596 testes rápidos para detecção da Covid-19 até o dia 27 de julho de 2020.

Em torno de 130 a 150 testes são realizados por dia em Ilhéus, entre swabs e testes rápidos realizados no Centro de Atendimento Covid-19 e pela Vigilância Epidemiológica. O coordenador do COE, o médico cardiologista André Cezário, enfatiza que o Município de Ilhéus utiliza a quantidade total de testes disponibilizados pela Sesab.

“Os testes são realizados conforme os protocolos específicos das Normas Técnicas do Estado. Temos noticiado quais são os protocolos para acesso e conhecimento público. A autoridade médica avalia se o paciente se enquadra no protocolo ou não”, destacou.

Para o infectologista Gustavo Cunha, “não podemos falar em subnotificação baseando-se exclusivamente na questão das testagens de exames laboratoriais de teste rápido, até porque o diagnóstico da infecção da Covid-19 pode ser clínico, clínico imagem, clínico epidemiológico e pode ser laboratorial. Então, existem várias maneiras aceitas nas comunidades científica e médica, de se diagnosticar a Covid.

Assim, alegar subnotificação por realização de testes rápidos não seria um caminho aconselhável a ser seguido. Por outro lado, a cidade de Ilhéus testa e testa muito os pacientes com suspeita de Covid, pois os testes rápidos e swab são feitos de maneira sistemática nos pacientes que têm indicação para isso. O propósito da Secretaria de Saúde é ter os números reais para que tenhamos uma noção de como a epidemia está se comportando na nossa cidade”.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *