Com a finalidade de educar os comerciantes e consumidores do bairro Nossa Senhora da Vitória para a adoção das medidas preventivas contra o novo vírus, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Indústria e Comércio (Seind), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), realizou na manhã desta quarta-feira (24) um ação de conscientização e de busca ativa em quase 30 estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, em conjunto com a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Medição de temperatura dos colaboradores, reconhecimento das lojas adequadas com o selo “Consumidor Consciente Comércio Inteligente” e diálogo com os comerciantes, nortearam as visitas realizadas.
“Os estabelecimentos que estão adequados, receberam o selo de reconhecimento do poder público municipal. As lojas que possuem aviso na entrada sobre o acesso somente com o uso de máscaras de proteção, que disponibilizam álcool 70% para os consumidores, possuem marcação dos locais nas filas para o distanciamento social e os funcionários fazem uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s), devem ser valorizados e esse é também um dos nossos papéis nessa pandemia, que além de fiscalizar, reconhece quem está agindo corretamente”, explicou o superintendente Julio Melo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Já os comércios que ainda não seguem as normas de funcionamento estabelecidas nos decretos municipais, tiveram seus colaboradores orientados a seguirem as recomendações de saúde para a proteção contra o coronavírus, tanto dos funcionários, quanto dos consumidores. “Nesse primeiro momento, nossa abordagem educativa dialogou com a população a fim de que as medidas preventivas sejam assimiladas. Num segundo momento e futuro com outra visita, os estabelecimentos podem ser autuados e multados, caso não sigam as recomendações”, alertou Melo.
As próximas etapas dessa ação serão realizadas em outros bairros como Nelson Costa, Hernani Sá, Teotônio Vilela, Malhado e continuarão no Centro da cidade. “É importante que a população se conscientize e faça o uso constante da máscara de proteção. Durante a visita no N. Sra. da Vitória, observamos que muitas pessoas andam nas ruas desprotegidas, isto é, sem a máscara de proteção”, completou.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.