Após ouvir pré-candidatos e pré-candidatas a vereador e vereadora do PSOL Ilhéus, militantes, simpatizantes e apoiadores (as), estou retirando a minha pré-candidatura ao cargo de prefeito de Ilhéus nas eleições municipais de 2020, em favor da pré-candidatura da companheira Bernadete Ferreira, mulher negra e ativista de diversas frentes de lutas.

Provocada por alguns militantes, Bernadete aceitou o desafio de representar o PSOL nas eleições municipais de Ilhéus, no ano corrente, decisão essa que foi amplamente divulgada na imprensa regional e redes sociais. A eleição para prefeitura de Ilhéus já caminhava para ser uma eleição de homens – isso mesmo, pois até o momento eram em torno de 12 homens pré-candidatos a prefeito. Bernadete adentra a esse meio como a Única Mulher pré-candidata.

Através desse gesto coletivamente pensado, estamos possibilitando que o PSOL garanta a presença de uma mulher na disputa majoritária da eleição. Já temos um cenário preocupante na Câmara Municipal, em que nenhuma mulher foi eleita vereadora nas duas últimas eleições.

Garantir a presença da companheira Bernadete na disputa para prefeitura, significa assegurar que a pauta das mulheres e de várias outras políticas públicas para Ilhéus estará presente no debate, a partir do olhar e da fala de uma mulher.

Serei aliado e militante de linha de frente! Só o discurso não basta, é preciso muito mais para que o empoderamento das mulheres na política e em diversos espaços de poder e decisão ocorra. Precisamos refletir sobre o que acontece no país no atual momento, uma escalada de violência contra as mulheres, o racismo, a intolerância religiosa, a degradação ambiental, a fome, a LGBTFobia, o aumento do desemprego e o fascismo que ronda a nossa nação. Tenho certeza que o PSOL Ilhéus será bem representado no debate eleitoral com a companheira Bernadete, e uma campanha militante “Elas Por Elas” é possível em Ilhéus.

Por fim, aos meus familiares, amigos, amigas, companheiros e companheiras de trabalho e de lutas, aos movimentos sociais, comunico que nas eleições municipais 2020 estarei disputando uma das vagas para a Câmara Municipal de Ilhéus. Serei candidato a vereador pelo PSOL, e acredito que poderei contribuir atuando no Poder Legislativo ilheense. Ser eleito vereador não deixa de ser uma estratégia importante em prol do nosso município e em defesa dos direitos sociais da população. Somará muito termos um mandato que possa ser atuante, fiscalizador das ações do Poder Executivo, que seja propositivo e monitore a implementação das políticas públicas, que seja elo nos diálogos com a classe trabalhadora do campo e da cidade, que esteja articulado com os movimentos sociais, grupos culturais e ambientais, que reconheça, valorize e contribua para o fortalecimento das instâncias do controle social, que lute em defesa da saúde pública, que veja o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das grandes conquistas do povo brasileiro – a reafirmação da sua importância tem sido mostrada no enfrentamento da COVID-19. Enfim, um mandato que possa pautar o debate para fortalecimento do nosso sistema municipal de saúde e para valorização do seu grande patrimônio, qual seja, os profissionais da saúde, merecedores de todas as nossas honras.

Jorge Luiz  
Pré-candidato a vereador 2020 pelo PSOL Ilhéus

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *