Ilhéus: Hospital Regional Costa do Cacau adota visitas virtuais e ameniza saudade entre pacientes e familiares

A Unidade Covid-19 do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, passou a disponibilizar visitas virtuais periódicas, por meio de tablets, de pacientes internados com seus familiares e amigos. A estratégia adotada permite a aproximação do enfermo com seus parentes, proporcionando a humanização do atendimento hospitalar, uma vez que, pessoas acometidas pelo novo coronavírus não podem receber vistas presenciais.

A chamada de vídeo configura um importante processo emocional para recuperação do paciente. Diante do quadro de pandemia e distanciamento social, a atividade se mostra altamente positiva, fazendo a interação entre pacientes e familiares, mesmo à distância, amenizarem as dores do momento e fortalecerem o enfrentamento da doença.

Ana Rafaela Moraes, psicóloga do HRCC, explica a importância da nova ferramenta utilizada com o surgimento de mudanças causadas pela Covid-19, esclarecendo que mediante esse processo são necessárias estratégias específicas para fortalecer a humanização referente ao atendimento hospitalar na ala Covid-19 do HRCC. “Adotamos as conferências virtuais para estreitar esses vínculos e humanizar o serviço, porque o nosso paciente não está só fisicamente doente. Tudo isso uma questão gratificante, é o amor, está acima de todas as coisas, preza pelo bem-estar do outro. Estamos em processo para adotar outras estratégias que possam humanizar, ainda mais, essa atenção aos pacientes”, disse.

Katiussa de Magalhães Nascimento, que integra também o quadro de psicólogas do Hospital Regional Costa do Cacau, sinaliza que diante da pandemia, o amor e a gratidão devem ser os sentimentos que cada um deve plantar diariamente. “Essas devem ser as palavras de ordem: amar ao próximo, gratidão a Deus pela vida, pela oportunidade de ajuda. É isso que enquanto psicólogos, hoje nesse trabalho de humanização, estamos tendo a oportunidade de fazer, que é de ajudar. Levar acalento, conforto a tantas famílias que não podem ver de perto os seus familiares e os pacientes que precisam muito de força e fé”, relatou.

Cecília Conceição de Souza, paciente que já teve alta, relatou que gostou muito do serviço do hospital, também os cuidados recebidos. “A gente pode ver e falar com a nossas famílias. Isso é um trabalho muito importante, maravilhoso. As psicólogas fazem esse trabalho com carinho, tratam a gente com amor”, confessou.

No HRCC, a equipe multiprofissional prioriza o atendimento humanizado que é fundamental para a recuperação dos pacientes e, diante do quadro atual, estão sendo ampliadas as estratégias baseadas no diálogo, no acolhimento que amenizam a angústia e a ansiedade de pacientes e familiares. (Sesab)

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/06/ilheus-hospital-regional-costa-do-cacau-adota-visitas-virtuais-e-ameniza-saudade-entre-pacientes-e-familiares.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.