Por conta da pandemia, a Diocese de Ilhéus informa que a transmissão da nossa solene será amanhã (11), às 8 horas, feriado nacional em comemoração do corpo de Cristo.

Para assistir é clicar aqui no horário indicado.

Conheça a história

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil e comemorada com um feriado, que geralmente sempre cai em uma quinta feira. No dia de Corpus Christi comemora um dos princípios mais importante do catolicismo; o sacramento da eucaristia.

Corpus Christi e uma palavra originada do Latim, e com a tradução da língua portuguesa significa: “Corpo de Cristo”, com significado homenageando a Eucaristia E um sacramento do catolicismo, uma forma de relembrar a morte e a ressureição de Cristo. Com esse sacramento; o pão representa o corpo de Cristo, e o vinho o sangue de Cristo. Esta realização eucaristia e uma referência a Última Ceia, que será realizada com Cristo e seus discípulos. Possuindo o pão e o vinho na sua memória.

A comemoração Corpus Christi, ocorre 60 dias após a PASCOA. A data tem que ser comemorada na quinta-feira, no dia que ocorreu a Última Ceia, são tradições que se ocorre a séculos atrás. Um marco importante para o estabelecimento da data e Domingo da Santista Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, se comemora Corpus Christi. Essa comemoração de Corpus Christi faz parte do calendário da igreja católica, como algumas igrejas Anglicanas.

Essas comemorações não são feitas pelos cristãos Ortodoxos, nem pelos protestantes. Em decorrência da grande tradição católica aqui no Brasil, e comemoração por práticas que foram da influência aos Portugueses. Uma tradição típica, do Corpus Christi trazido pelos portugueses, e produzir tapetes. Os tapetes do Corpus Christi, é representado símbolos e cenas importantes da Fé Católica.

A origem da comemoração dessa data ao século XIII, e oficialmente em 1264. Entretanto, a comemoração oficializou a criação do Corpus Christi. Com tudo isso a festa foi ramificando por outras localidades da Europa. Corpus Christi é feriado? Uma data apenas é considerada oficialmente feriado se houver alguma lei que assim preveja.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *