‘A estrutura é excepcional’, afirma Vilas-Boas sobre Centro Covid-19 de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, visitaram na manhã desta sexta-feira (1°) o Centro de Atendimento Covid-19, primeira unidade do interior da Bahia montada exclusivamente para assistência aos pacientes com suspeita e casos confirmados do novo coronavírus.

De acordo com o prefeito, o Município planeja ampliar o atendimento, por meio da contratualização de mais nove leitos no Hospital de Ilhéus, dez no Hospital Vida Memorial e com a disponibilização de 40 leitos no Hospital Regional Costa do Cacau. Com essa quantidade, segundo informou, será possível absorver a demanda concentrada na rede pública hospitalar.

“Esse espaço é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Somos referência no atendimento, pois aqui não salvamos apenas a vida dos ilheenses, somos pactuados com mais 16 municípios. Estamos fazendo a nossa parte, trabalhando diuturnamente para oferecer uma assistência de excelência à população. Mas algumas pessoas precisam entender que o melhor remédio é o isolamento social”, destacou Mário Alexandre.

Durante a visita, Fábio Vilas-Boas avaliou a estratégia do Município para o enfrentamento à Covid-19. “A estrutura do Centro de Atendimento é excepcional, umas das melhores do interior da Bahia. A população precisa prestar mais atenção ao que o prefeito fala”. O secretário confirmou que as cabines de desinfecção serão instaladas em todos os hospitais destinados ao atendimento de casos do coronavírus. 

De acordo com ele, a Bahia possui uma taxa de progressão menor do que os estudos previam, contudo, a região de Ilhéus e Itabuna apresenta aumento expressivo do número de casos confirmados da doença. O prefeito Mário Alexandre observa que o ritmo crescente do número de pacientes positivos em Ilhéus já não tem crescido tão rápido nos últimos dias, se comparado com a frequência da taxa de crescimento que vinha acontecendo nas semanas anteriores, o que demonstra que o isolamento social ajuda a evitar a contaminação descontrolada.

O Centro de Atendimento Covid-19 possui 22 leitos, sendo 12 na sala amarela para pacientes com sintomas leves, e 10 na sala vermelha. O espaço funciona 24 horas e atua como uma retaguarda para os hospitais de referência da cidade.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/05/a-estrutura-e-excepcional-afirma-vilas-boas-sobre-centro-covid-19-de-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.