A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA continua adotando e também ajustando as medidas de prevenção à disseminação do coronavírus. A Instituição ampliou em mais duas horas o horário de atendimento do Disque Defensoria. Os cidadãos da capital e do interior agora poderão ligar das 8h30 às 14h30 para os telefones 129 ou 0800 071 3121, de segunda a sexta-feira. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou celular.
Durante este período da pandemia causada pela Covid-19, os atendimentos do Disque Defensoria continuam restritos aos casos urgentes e aqueles que correm o risco de perda dos direitos essenciais, como os que têm relação com o acesso à saúde; os que necessitam de medidas cautelares para evitar o risco de morte ou de corte/suspensão no fornecimento de água e energia elétrica; as questões criminais que envolvem o direito à liberdade; direitos das crianças, dos adolescentes e dos idosos; e também a defesa das mulheres vítimas de violência doméstica, por exemplo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A decisão de ampliar foi adotada pelo Comitê de Gestão de Crise que analisou, em reunião de alinhamento realizada por videoconferência na segunda-feira, 6, os atendimentos em todas as comarcas onde a Defensoria está presente. A reunião virtual, primeira neste período de pandemia, contou com a participação dos membros do comitê e dos coordenadores das 13 regionais da Instituição.
Ampliar o horário e viabilizar ligações também do interior e por celular foi uma das formas encontradas para dar acesso a mais pessoas que se encontrem em situação de urgência. “A Defensoria é um serviço essencial e continua em funcionamento. Os telefones 129 ou o 0800 071 3121 são as portas principais de acesso para quem precisa da nossa Instituição com urgência neste momento”, explicou o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes. Portaria formalizando a ampliação do horário de atendimento pelo Disque Defensoria será publicada nesta quarta-feira, 08 de abril.
Mais canais de atendimento
Além do Disque Defensoria, a Instituição conta outros canais de atendimento: o Agendamento online, que pode ser acessado através do site https://agenda.defensoria.ba.def.br/, diariamente, das 8 às 17h; o aplicativo Defensoria Bahia, onde o agendamento está disponível apenas para telefones com sistema Android; e o Chatbot no Facebook, no qual o cidadão deverá acessar a página @DefensoriaBahia na rede social e enviar uma mensagem (messenger), também das 8 às 17h.
Em todos os canais disponíveis durante este período de atendimento remoto devido ao coronavírus, a Defensoria Pública analisará se os casos relatados são enquadrados como urgentes e, em caso positivo, dará encaminhamento ao atendimento. Se não for, o cidadão será informado que o agendamento só poderá ser feito quando o serviço estiver normalizado.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.