O setor de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza ações para instrução sobre prevenção e riscos do novo coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira (16) o órgão ministrou palestras para técnicos da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, demais profissionais de saúde da Sesau, colaboradores do aeroporto Jorge Amado, funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), do Abrigo São Vicente de Paulo e bombeiros militares de Ilhéus.

O secretário de Saúde, Geraldo Magela, ressaltou que o município não possui casos confirmados, contudo segue monitorando os casos suspeitos. A Vigilância realizará a coleta na residência do paciente, na hipótese de aparecimento dos principais sintomas: febre, tosse e dificuldade para respirar.

“O Município já preparou todo o processo de treinamento e capacitação. Vamos realizar reuniões com representantes religiosos para que também sejam multiplicadores da informação correta. Eventos de pequeno porte serão mantidos, mas instruímos às pessoas que sigam as orientações e recomendações dos órgãos de saúde. Não há vírus circulante em Ilhéus, logo não há justificativa técnica para suspensão das atividades”, informou Magela.

Ainda de acordo com o secretário, dos quatro casos suspeitos na cidade, três são de pessoas que trabalharam no evento promovido pelo Txai Resort. Caso apresente algum sintoma, a Vigilância em Saúde deve ser comunicada e a pessoa orientada a permanecer em casa, em local ventilado. Contudo, em caso de agravamento do quadro de saúde, o paciente será encaminhado ao hospital, por meio do SAMU 192. A Sesau destaca que os casos são oficialmente declarados após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), fato que ainda não ocorreu no município.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, através dos números: (73) 98837-9911 e WhastApp (73) 98866-4656.

Orientações e medidas de proteção:

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

-Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *