O setor de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza ações para instrução sobre prevenção e riscos do novo coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira (16) o órgão ministrou palestras para técnicos da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, demais profissionais de saúde da Sesau, colaboradores do aeroporto Jorge Amado, funcionários do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), do Abrigo São Vicente de Paulo e bombeiros militares de Ilhéus.
O secretário de Saúde, Geraldo Magela, ressaltou que o município não possui casos confirmados, contudo segue monitorando os casos suspeitos. A Vigilância realizará a coleta na residência do paciente, na hipótese de aparecimento dos principais sintomas: febre, tosse e dificuldade para respirar.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“O Município já preparou todo o processo de treinamento e capacitação. Vamos realizar reuniões com representantes religiosos para que também sejam multiplicadores da informação correta. Eventos de pequeno porte serão mantidos, mas instruímos às pessoas que sigam as orientações e recomendações dos órgãos de saúde. Não há vírus circulante em Ilhéus, logo não há justificativa técnica para suspensão das atividades”, informou Magela.
Ainda de acordo com o secretário, dos quatro casos suspeitos na cidade, três são de pessoas que trabalharam no evento promovido pelo Txai Resort. Caso apresente algum sintoma, a Vigilância em Saúde deve ser comunicada e a pessoa orientada a permanecer em casa, em local ventilado. Contudo, em caso de agravamento do quadro de saúde, o paciente será encaminhado ao hospital, por meio do SAMU 192. A Sesau destaca que os casos são oficialmente declarados após confirmação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), fato que ainda não ocorreu no município.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, através dos números: (73) 98837-9911 e WhastApp (73) 98866-4656.
Orientações e medidas de proteção:
– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;
– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
-Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.