A primeira fase da vacinação contra o sarampo terá início em Ilhéus na próxima segunda-feira (10), com o Dia D de mobilização nacional programado para o sábado (15), com foco nas crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. Nas salas de vacinação da cidade, receberão a vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A campanha seguirá até o dia 13 de março em todo o Brasil.

Para garantir que a doença não se espalhe, a prevenção é fundamental, como explica a chefe do Setor de Imunização, Walkíria Cardeal. “A prioridade de vacinar as crianças dessa faixa etária, no entanto, os adultos também devem se imunizar, basta procurar as salas de vacina portando caderneta/cartão de vacina ou do SUS. Apelamos aos pais ou responsáveis que levem suas crianças para vacinarem”. 

Pessoas que possuem as duas doses da vacina registradas no cartão não precisam comparecer, pois já são consideradas imunizadas, orienta a Secretaria de Saúde (Sesau). O Ministério da Saúde ressalta que a vacina é segura e não faz mal, e afirmou que está empenhado em esclarecer dúvidas e principalmente combater as Fake News (notícias falsas) que surgem durante o período de campanha.

A doença – O sarampo é altamente transmissível, podendo provocar sérias complicações e evoluir para óbito. O vírus pode ser transmitido seis dias antes e quatro dias após a erupção cutânea por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões.
 
Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal, antecedendo ao exantema. Para o reforço da campanha, a Secretaria de Saúde irá divulgar nos próximos dias um calendário de assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por conta do período festivo de Carnaval na cidade, o atendimento do sábado (15) será das 8h às 13h.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *