O Instituto Nossa Ilhéus, por meio do projeto De Olho na Câmara de Vereadores, atualizou o relatório de desempenho dos edis com dados referentes ao ano de 2018 e ao primeiro semestre de 2019. Pioneiro no monitoramento social local, o relatório busca promover a transparência da Casa Legislativa, por esta representar os interesses da população perante o poder público. Acesse-o em www.nossailheus.org.br.
Desde que foi criado, em 2012, o projeto tornou-se fonte de dados para a imprensa, a comunidade acadêmica, a população e para os próprios vereadores.O relatório é online e dinâmico, além de ser de dados abertos. É composto por informações como projetos de lei, leis aprovadas e seus temas, número de ausências e presenças, quais os bairros que foram beneficiados pelas ações dos vereadores, requerimentos, indicações, além das ementas do que foi tramitado. É possível utilizar filtros que facilitarão a visualização de informações por ano, tema e vereador.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
No relatório, há apenas uma classificação qualitativa, que são as leis e projetos de lei de alto impacto – que afetam a vida da população – e de baixo impacto – não afetam a vida do cidadão, como títulos de cidadão, mudança de nome de rua, estabelecimento de data comemorativa. No período entre 2018 e primeiro semestre de 2019, por exemplo, 55,49% das leis aprovadas foram de alto impacto, ou seja, com relevância para a vida da população. Outra observação é que, desde o início desta legislatura, o Executivo Municipal figura como o maior proponente de projetos de lei.
No site do Instituto Nossa Ilhéus é possível acessar, também, o relatório de desempenho dos vereadores que atuaram de 2012 a 2016. “O compromisso do Instituto é com a promoção da cidadania e da transparência, pois entendemos que só uma população bem informada é capaz de atuar para a melhoria do município. Para isso, publicamos o relatório como uma forma de entregar à população esses dados, gratuitamente, facilitando a análise do desempenho de cada vereador. A ideia é que a própria Câmara disponibilize esses dados sistematizados, futuramente”, explica a presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça.
Além do relatório, o projeto também realiza filmagens e transmissões ao vivo de todas sessões pelo www.youtube.com/nossailheus e pela fanpage do Instituto. Essa metodologia já inspirou a sociedade civil organizada em Uruçuca (BA) e em Mococa (SP), que aplicaram a metodologia, além de movimentos de Ourinhos (SP), Varginha (MG), Salvador (BA), Buerarema (BA) e Itabuna (BA) e Camaçari (BA), que entraram em contato para saber como iniciar o projeto.
Pela relevância, o projeto também já foi fonte de pesquisa para acadêmicos de universidades brasileiras e de artigos apresentados em eventos como I Encontro de Governo Aberto (SP) e na 12ª Conferência Internacional da ISTR (International Society for Third Sector Research – Sociedade Internacional de Pesquisa Sobre o Terceiro Setor), que aconteceu na Suécia em 2016.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.