Ilhéus virou carnaval antecipado com festa de Iemanjá na Maramata e Litorânea Norte

Ilhéus virou carnaval antecipado com festa de Iemanjá na Maramata e Litorânea Norte 1

O carnaval chegou mais cedo no Sul da Bahia. No dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, a terra do chocolate se transformou em folia, em clima de homenagem, dança e muita festa. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhou a programação nas praias da Maramata, zona sul e da Litorânea Norte, no Malhado. A festa nos dois pontos da cidade teve início às 5h, com as salvas de fogos. Os caramanchões foram abertos para receber os presentes trazidos pelos devotos, adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana. O evento contou com o apoio institucional da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Com início às 9h, a festa religiosa também contou com apresentações de grupos de samba de roda e capoeira, rezas e banhos de água de cheiro. O prefeito Mário Alexandre destacou a importância da manutenção do festejo no calendário cultural, turístico e religioso da cidade. “O prefeito que gosta da cidade precisa participar e frequentar eventos, a fim de ouvir e compreender as necessidades da população. Nada melhor do que resgatar essas grandes festas populares. É gratificante ver o resultado do trabalho que vem sendo realizado na cidade”, disse.

Painho Toninho, um dos organizadores da festa na Litorânea Norte, agradeceu o incentivo da gestão do executivo municipal, que disponibilizou toda a parte de infraestrutura. “Mais um ano de alegria, de paz e de união na realização desse evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, na pessoa do prefeito Mário Alexandre. Ele abrilhantou a festa fornecendo toda a estrutura nesse dia tão importante para nós, dia em que saudamos a Rainha das Águas, mãe de todos os orixás”.

A estrutura montada para receber as oferendas reuniu uma multidão que prestou homenagens, com cânticos em louvor à Iemanjá. A procissão marítima marcou o momento em que as embarcações saíram com os presentes e flores dentro dos balaios em direção ao mar. A festa contou com a realização dos terreiros de candomblé Ilê Axé Ballomi, de Pai Toninho; Sultão das Matas, de Mãe Carmosina e Ilê Guainia de Oiá, de Mãe Laura Sandoiá.

A turista paulista Alexia Tainara, participou pela primeira vez do festejo. “Ilhéus é uma cidade maravilhosa. Estou gostando muito de participar dessa festa linda e com certeza voltarei outras vezes”, contou.

O secretário da Cultura e Turismo, Fábio Manzi Júnior, ressaltou o fomento dado ao turismo através da celebração. “A festa revela a diversidade da nossa cultura voltada para a paz e o respeito. Além disso, mantém a tradição de uma das manifestações religiosas mais importantes do nosso município. Também atrai turistas e visitantes de diversas partes do Brasil, que engrandecem ainda mais os festejos”.

A professora Miralva Palma destacou que o respeito é primordial para o convívio entre diferentes credos e religiões. “Há várias formas de agradecer ao nosso Deus. Eu aprecio todas as religiões e acredito que todas merecem respeito. Essa festa é importante, pois valoriza a nossa cultura”, opinou.

Carnaval chegou mais cedo – A Prefeitura de Ilhéus disponibilizou estrutura com palco para apresentação de bandas e artistas locais. Na Maramata, uma multidão foi embalada ao som de Vai dar Samba e Batuque Bom. A Litorânea Norte virou um grande circuito de alegria e muita diversão, com apresentação das bandas Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk.

Equipes da Guarda Civil Municipal, Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Secsurb) e da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), com ambulância e corpo técnico, deram suporte ao evento. A Polícia Militar da Bahia também reforçou o serviço de patrulhamento ostensivo e a Marinha do Brasil fiscalizou as embarcações lançadas em alto mar, assim como o Corpo de Bombeiros. Também foram instalados banheiros químicos.

Ilhéus virou carnaval antecipado com festa de Iemanjá na Maramata e Litorânea Norte 2

Calendário turístico de Ilhéus – Os eventos realizados durante a alta temporada têm fortalecido o turismo e aquecido a economia local. Na festa da virada para o ano novo, foram três dias de festa na Avenida Soares Lopes com o melhor réveillon da região. O verão também é marcado por momentos de adoração. Com apoio da Prefeitura foi realizada mais uma edição do Vem Louvar Verão, em janeiro último.

Englobando o calendário sincrético, o Município também realizou a tradicional Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, no distrito de Olivença. Foram três dias de muita alegria nos festejos que abrem as homenagens ao padroeiro diocesano de Ilhéus. A Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião também está inserida no calendário e uniu tradição e religiosidade em um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *