13 de setembro de 2026


Instituto AOCP
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Anunciar em blog de Ilhéus

ufba

As aulas de cursos de graduação de diferentes áreas, ofertados pela pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), podem passar a ser ministradas nas dependências das escolas estaduais. A possibilidade foi discutida nesta terça-feira (11) em uma reunião entre o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, e o pró-reitor de Ensino e Graduação da instituição, Penildon Silva Filho.

A ideia é que sejam implantados nas escolas cursos nas áreas de Saúde, Teatro e Tecnologia. As expectativas, de acordo com o secretário, são de fortalecer a educação básica. “Para nós, esta articulação e a aproximação com as universidades públicas é fundamental e promove esta ponte de integração com o ensino superior, mediante a oferta de cursos, trabalhos de extensão; grupos de pesquisa e da inclusão destas comunidades”.

Sob outra perspectiva, o pró-reitor da Ufba também fez uma análise positiva da possibilidade. “Nossa proposta é compartilhar espaços em escolas para, juntos, termos atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que possam, inclusive, favorecer a formação profissional dos alunos no Ensino Médio”.

Penildon pontuou ainda a possibilidade de implantar nas escolas, por exemplo, um curso de Biotecnologia. “Uma clínica-escola de Fisioterapia, uma clínica-escola de Fonoaudiologia; um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB); e um campus universitário de Ciência, Tecnologia e Cultura, com a presença forte da Escola de Teatro”.

Complexos Integrados de Educação

Modalidades da educação básica e ensino superior já são realidade nos Complexos Integrados de Educação (CIEs) presentes em Porto Seguro, Itamarajú e Itabuna, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado (SEC) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Em Ipiaú e Eunápolis, junto à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), também já ofertam cursos de graduação em unidades integradas.

De acordo com a Sec, CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionados à melhoria da oferta e da qualidade do ensino médio, na proposta da modalidade integral.

No encontro desta terça, também estiveram presentes o subsecretário da Educação, Danilo Souza; a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; o diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Ufba, Roberto Paulo Correio, além da coordenadora da UAB na Ufba, Márcia Rangel, e de professores da instituição federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *