A ala de oncologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Itabuna, no sul da Bahia, está funcionando com apenas um médico. A situação preocupa os pacientes, que encontram dificuldades para fazer a quimioterapia e ter acesso aos medicamentos.
A unidade de quimioterapia Santa Casa de Misericórdia em Itabuna atende mensalmente uma média de 2.400 pessoas, entre tratamento e acompanhamento de pacientes com câncer, de mais de 100 municípios da região.
“Então esse médico fica sobrecarregado porque ele dá plantão e a carga horária dele é muito [grande]. Eu sou de Ipiaú, tem muita gente de Ipiaú e Jequié, então recebe todo esse pessoal para fazer tratamento e consulta aqui. Só tem um médico e já está faltando medicamento para alguns pacientes”, contou a paciente Rosenilda Silva.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo informações da coordenação da unidade de quimioterapia da Santa Casa, oito médicos, entre eles oncologistas, hematologistas, urologistas e clínico geral, atendiam os pacientes, mas foram desligados da função.
Com o desligamento dos médicos, são 60 consultas para apenas um especialista atender.
O paciente José Carlos Sampaio foi diagnosticado recentemente com leucemia. O idoso precisa da consulta com um hematologista para iniciar o tratamento, mas voltou para casa sem ser atendido.
“Estou indo embora sem poder fazer [a consulta]. Cheguei 5h, fica difícil de resolver o problema, tem que ir embora daqui para fazer o tratamento”, reclamou o paciente José Carlos Sampaio.
A filha de dona Marleide Oliveira tem câncer no pâncreas e se deslocou de Pau Brasil, cidade a cerca de 100 km de Itabuna, para fazer o tratamento, mas também voltou para casa sem fazer a quimioterapia por falta de medicamento.
“Nos três últimos meses faltaram a quimioterapia, mas logo em seguida veio a medicação e ela continuou tomando. Agora o médico disse que está faltando de novo a medicação e ele vai ligar quando chegar”, disse Marleide Oliveira.
Em nota, a Santa Casa da Misericórdia informou que a unidade médica passa por reestruturação dos serviços de cuidados oncológicos que vão desde o diagnóstico até o tratamento. As mudanças incluem a parte ambulatorial, anatomia patológica, cirurgia oncológica, quimioterapia e radioterapia.
De acordo com a Santa Casa, a instituição está renovando o seu corpo clínico com a contratação de novos profissionais por causa do fluxo de atendimento. A unidade médica disse que trabalha para normalizar a agenda programada para a assistência dos pacientes oncológicos.
Informações do G1/BA
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.