A cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares de Ilhéus foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre compôs a mesa de honra, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.

Os 15 conselheiros e 15 suplentes foram eleitos por voto popular em outubro do ano passado, e irão atuar nas unidades do Conselho Tutelar Norte, Conselho Tutelar Centro Oeste e do Conselho Tutelar Sul. São responsáveis por garantir e proteger os direitos de crianças e adolescentes do município, no período de 2020 a 2024.

Mário Alexandre destacou o momento como especial e afirmou que os novos conselheiros terão todo apoio do Município no cumprimento da função. “Parabenizo aos empossados! Agora é hora de cuidar do que temos de mais preciso, nossas crianças. Vamos fortalecer as políticas públicas e zelar pelos direitos, pois elas são o futuro do nosso país”, destacou o chefe do executivo.

Marcaram presença a presidente da Comissão Especial do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares, Maria Cláudia Angeli; vereadores Gil Gomes, Makrisi Sá, Ivo Evangelista e Ery Bar, secretários municipais, familiares e comunidade. A cerimônia foi realizada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

“Hoje é um dia muito especial para estes conselheiros, pois foram empossados para garantir o direito de crianças e adolescentes, bem como protegê-las. Além disso, irão prestar aconselhamento aos pais e responsáveis, executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos”, salientou o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Charles Santos.

Conselheiro tutelar que atua na unidade Centro Oeste, Sérgio Luiz da Silva, comentou que “diversas mazelas afetam as famílias no município. Muitas famílias estão fragmentadas, com laços rompidos e nós, conselheiros, atuaremos com o intuito de restabelecer esses laços e fortalecer os vínculos, através de um trabalho humanizado”.

Capacitação – Um dia antes de tomarem posse (9), os conselheiros e suplentes iniciaram uma importante capacitação. No CEEP do Chocolate, viram temas relacionados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a assistente social, Bernadete Santos; atribuições do Conselheiro Tutelar, com a Dra. Lara Kauark e Sistema de Garantia de Direitos (SGD), com a assistente social, Daniela Hoisel.

Outros temas como relações interpessoais, com o psicólogo Gustavo Pestana; elaboração de documentos oficiais: ata, ofício, notificação, relatório e regimento interno, com o Dr. Oséas Antônio; Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), com o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros da Bahia, Sales Barbosa. A capacitação encerrará neste sábado (11)

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *