Foto: Bahia Pesca

A pesquisa realizada pelo Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo (LEPETRO) avaliou a qualidade dos pescados nas zonas costeiras do litoral da Bahia, inclusive de Ilhéus. O parecer técnico, divulgado no final de 2019, concluiu que não foi constatada nos pescados, como nos do litoral sul, a presença dos 16 Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) nas amostras dos pescados coletados em estuários, zona costeira e baías do estado.

Os pescados de Ilhéus apresentam índices seguros para o consumo. De acordo com o relatório autorizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) da Bahia, as localidades afetadas pelas manchas de óleo devem ser monitoradas periodicamente.

A pesquisa examinou 71 amostras, sendo 23 coletadas no Litoral Norte e Região Metropolitana de Salvador, e 48 entre o Sul, Baixo Sul e Extremo Sul, incluindo o município de Ilhéus. Os resultados detalhados pela pesquisa comprovaram que os níveis encontrados em espécies de crustáceos, moluscos e peixes são insignificantes dentro dos parâmetros referenciais adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também por órgãos internacionais.

Confira o parecer técnico: http://www.bahiapesca.ba.gov.br/arquivos/File/020120parecertecnico.pdf

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *