Equipe da SDS de Ilhéus participa em Brasília da Capacitação Futuro na Mão

Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus participou da Capacitação “Futuro na Mão – Dando um jeito na vida financeira”, entre os dias 18 e 20 de novembro, em Brasília. O treinamento foi todo custeado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que ofereceu aulas de educação financeira visando atender as famílias referenciadas do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) que tenham algum tipo de renda.

“Devido ao trabalho de excelência da atual gestão, o município de Ilhéus foi convidado para participar da estratégia com a proposta de implantar o projeto, a fim de beneficiar centenas de famílias ilheenses”, ressaltou Paula Alfaya, coordenadora da Proteção Básica. Participaram da capacitação Géssica Miranda, coordenadora do Bolsa Família; Tereza Cristina, coordenadora do Cartão do Idoso; Débora Lino, psicóloga e Denildes Evangelista, coordenadora do CRAS Vilela.

A capacitação será agora multiplicada para os técnicos que executam a política na ponta. Depois de aprender as lições, os técnicos dos centros aplicarão as oficinas em três encontros. No primeiro, as mulheres aprenderão a dividir as despesas do dia a dia, as emergências e os projetos em cofrinhos personalizados. No segundo dia, farão uma “fotografia financeira” dos gastos domésticos, que serão registrados na Agenda da Família.

Já na última etapa, as participantes receberão um kit com uma carteira e duas cadernetas, que vai auxiliar em uma melhor compreensão das dívidas e no combate à inadimplência. Segundo a SDS, cada encontro possui objetivos específicos e os participantes recebem material para auxiliá-los durante o curso, que se baseia em três eixos: formação de reservas, planejamento financeiro e controle de dívidas.

“Essa será uma ação de consolidação e fortalecimento do projeto Futuro na Mão no município de Ilhéus, que por sua vez foi escolhido por se destacar pelo empenho em qualificar o atendimento e serviços socioassistenciais, e na forma transparente de aplicar políticas públicas do desenvolvimento social. A ideia do curso é fazer com que elas quebrem o ciclo da pobreza entre gerações”, detalhou Alfaya.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/11/equipe-da-sds-de-ilheus-participa-em-brasilia-da-capacitacao-futuro-na-mao.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.