NRS-Sul promove capacitação para técnicos da vigilância em saúde ambiental

NRS-Sul promove capacitação para técnicos da vigilância em saúde ambiental 1

O Núcleo Regional de Saúde Sul-Ilhéus, da Vigilância em Saúde Ambiental, iniciou na última quarta-feira (16), uma série de atividades de apoio técnico sobre o Programa Vigilância da Qualidade da Água (Vigiagua) e Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua). O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (18), no auditório do CAE III, prédio da antiga sede da Fundação SESP.

O curso de capacitação da qualidade da água para o consumo humano envolveu técnicos da vigilância em saúde ambiental de 12 municípios vizinhos a Ilhéus. No decorrer da semana, profissionais estiveram desenvolvendo treinamentos com técnicos de Salvador, que na oportunidade tiraram dúvidas e repassaram conhecimentos e técnica de manejo. No final do curso foram entregues certificados de conclusão aos participantes.

Capacitação – O Vigiagua, é uma estrutura do Ministério da Saúde, que também integra o Sisagua, do qual o município faz parte. Através de um convênio firmado com o Governo do Estado, a Universidade de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, desenvolve estudos da qualidade da água ingerida na região.

“Todos os municípios das bases de Ilhéus e Itabuna mandam essas águas coletadas para a Uesc, onde são analisadas. A coletada é feita regularmente não só da Embasa, mas, também do sistema de abastecimento coletivo e do sistema individual”, disse Antônio Luís Filho, responsável da Vigilância e Saúde Ambiental, Núcleo Regional Sul-Ilhéus.

Gleidson Santana Souza, chefe do setor de Vigilância à Saúde, informou que serão cadastrados, hotéis, escolas, todos com sistema de abastecimento coletivo e individual, conforme da Lei nº 11.445, que rege a vigilância da água. “Estamos identificando vários pontos que precisamos atualizar e consertar. De agora em diante teremos muito trabalho a fazer”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *