Foto: Thiago Dias/BG

Em conversa com o oceanógrafo, professor da UESC e pesquisador, Gil Reuss, o BG quis saber sobre a possibilidade da mancha de óleo que tem contaminado várias praias do Nordeste chegar ao litoral sul da Bahia, especificamente em Ilhéus.

Segundo Gil, “Essa possibilidade é real e devemos estar atentos e preparados para a chegada da mancha”. O professor informou que na quinta-feia,17, pela manhã houve notícias de mais praias contaminadas em Salvador. De acordo com ele, a mancha tem demonstrado um comportamento de se deslocar na direção sul e é possível que continue assim até alcançar nosso litoral.

Outro motivo para o alerta apontado pelo professor foi uma simulação em computador feita pela UFPE a partir do comportamento das correntes marítimas na região Nordeste. A simulação considerou o óleo derramado entre o litoral dos estados de Pernambuco e Alagoas. A quantidade de óleo foi interpretada como considerável de acordo com a sua circulação, pode chegar a Salvador e ao litoral sul da Bahia.

Em contato com a Prefeitura de Ilhéus, por meio do secretário Hermano Fahning, o BG foi informado que o município criou um comitê de monitoramento com a participação de várias entidades civis e governamentais. Segundo Hermano, a responsabilidade ficou para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, comandada pelo secretário Jerbson Moraes.

Na Bahia, os registros oficiais apontam que já foram atingidas as localidades de Vera Cruz (Ilha de Itaparica): Praia do Jaburu, Praia de Barra Grande, Praia da Barra do Pote; Salvador: Piatã, Praia do Flamengo, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Praia de Placaford, Buracão, Ondina, Pituba, Boca do Rio, Stella Maris, Farol da Barra, Lauro de Freitas: Ipitanga, Vilas do Atlântico; Camaçari: Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Jauá; Mata de São João: Praia do Forte, Imbassaí, Santo Antônio, Costa do Sauípe, Entre Rios: Subaúma, Porto de Sauípe, Massarandupió; Esplanada: Baixio Mamucabo, Rio Inhambupe, Rio Subaúma; Conde: Barra da Siribinha, Barra do Itariri, Sítio do Conde, Poças; Jandaíra: Coqueiro, Mangue Seco,  Três Coqueiros, Costa Azul, Rio Itapicuru e Rio Real.

Informações do Blog do Gusmão

::Publicidade
Compartilhar Post:

1 thought on “Manchas de óleo podem chegar a Ilhéus, afirma oceanógrafo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *